786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pelo menos 10 mortos e 37 feridos em incêndio num prédio no centro de Paris. Uma pessoa foi detida

Este artigo tem mais de 5 anos

O fogo deflagrou num prédio de oito andares, numa zona popular entre os turistas. As causas são desconhecidas, mas suspeita-se que terá origem criminosa. Uma mulher foi detida.

O fogo no prédio de oito andares está a ser combatido por 200 bombeiros
i

O fogo no prédio de oito andares está a ser combatido por 200 bombeiros

AFP/Getty Images

O fogo no prédio de oito andares está a ser combatido por 200 bombeiros

AFP/Getty Images

Pelo menos 10 pessoas morreram e 37 ficaram feridas na sequência de um incêndio que deflagrou durante a madrugada de segunda para terça-feira num prédio de oito andares situado na Rua Erlanger, no centro de Paris. Entre os feridos estão seis bombeiros. O incêndio foi controlado a partir das 6h da manhã (hora local), avança o jornal Le Monde.

Segundo o jornal francês, o fogo deflagrou por volta da 1h da manhã desta terça-feira e todos os feridos são ligeiros, apesar de alguma imprensa francesa falar numa vítima em estado grave. As vítimas mortais são todas residentes do prédio e o registo de feridos podem aumentar, já que o incêndio ainda se encontra em fase de rescaldo, após cinco horas de intervenção. Entre as vítimas estão três pessoas que morreram ao cair do prédio e uma “criança pequena”, confirmou fonte policial ao Le Figaro. O alerta terá sido dado por um morador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A causa do incêndio é, para já, desconhecida, mas o procurador de Paris, Remy Heitz, avança que terá origem criminosa e que uma mulher, de 40 anos, que vive no prédio foi detida nas imediações do edifício. Segundo o mesmo procurador, a mulher  tinha “antecedentes psiquiátricos”,  um argumento avançado inicialmente pelos vizinhos, que adiantaram que a suspeita “é instável” e que antes do incêndio ouviram uma discussão.

De acordo com Emmanuel Grégoire, um oficial da cidade, as 30 vítimas são moradores do prédio e o incêndio terá começado nos andares superiores, tendo depois chegado a outras partes do edifício. O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, que também se deslocou ao local, confirmou posteriormente que o fogo começou no segundo piso e as chamas propagaram-se a grande velocidade.

A combater o fogo e a apoiar os feridos estiveram cerca de 200 bombeiros. Algumas das pessoas afetadas tiveram de fugir para os telhados mais próximos e foram resgatadas pelos bombeiros, tendo as autoridades retirado cerca de 50 pessoas que se encontravam no prédio luxuoso de oito andares. Dois prédios adjacentes foram também evacuados por precaução. A área afetada é popular entre os turistas, sendo que edifício tem vista para a Torre Eiffel e para o Estádio do Paris Saint-Germain. Vários edifícios circundantes tiveram de ser evacuados.

“Tivemos que realizar muitos resgates, incluindo algumas pessoas que se refugiaram nos telhados”, disse o porta-voz dos bombeiros,  Clement Cognon, citado pelo The Guardian.

Em várias publicações no Twitter, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, escreveu que “Paris está de luto” e anunciou que o Conselho de Paris irá realizar um minuto de silêncio em memória das vítimas por volta das 9h desta terça-feira. Anne Hidalgo deixou também as condolências aos familiares das vítimas. O Presidente francês Emannuel Macroon já lamentou a situação e apresentou também as condolências aos familares das vítimas, agradecendo aos bombeiros pela “coragem”.

Nas redes sociais começaram a surgir vídeos do incêndio. Os serviços de emergência de Sevilha publicaram um vídeo no Twitter, onde é possível perceber a violência das chamas, bem como as operações de salvamento dos moradores do prédio e todo o aparato à volta do edifício. Na mesma publicação, os profissionais manifestaram o apoio aos colegas franceses.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora