Rádio Observador

Viral

Quem é Chris Godfrey, o criador do ovo mais famoso do mundo?

Afinal o ovo tem nome e o homem que o criou também. Chris Godfrey e a sua equipa estão em Londres e saíram do anonimato para mostrarem que o objetivo de Eugene (o ovo) é associar-se a boas causas.

O ovo mais famoso do mundo chama-se Eugene e o homem que o criou tem 29 anos e trabalha numa agência de publicidade em Londres

Quando o mundo achava que sabia tudo sobre a estranha dinâmica que une celebridades e redes sociais, eis que veio um ovo, um simples ovo, mostrar que nem tudo é assim tão previsível no que toca a imagens virais. Com mais de 52 milhões de gostos no Instagram (atualmente), a primeira fotografia da conta EGG GANG, publicada no dia 4 de janeiro, bateu o recorde de imagem mais popular desta rede social, até então detido por Kylie Jenner e pelo primeiro primeiro registo fotográfico da filha Stormy, partilhado a 6 de fevereiro de 2018 e com cerca de 18 milhões de gostos.

O feito tem tanto de genial como de absurdo e por detrás dele está um criativo da área da publicidade chamado Chris Godfrey. Mas porquê um ovo? “Um ovo não tem género, raça ou religião. Um ovo é um ovo, é universal”, afirmou Godfrey, à conversa com o The New York Times, a primeira desde que o dito ovo se tornou um fenómeno viral. Pois bem, fique a saber que o ovo tem nome, chama-se Eugene e está pronto a associar-se a causas.

No passado fim de semana, o ovo surgiu associado ao Hulu, uma plataforma de streaming que transmitiu o primeiro vídeo animado da nova personagem da internet, logo após o Super Bowl. “A pressão das redes sociais está a atingir-me”, disse o ovo. “Se também estás a lutar contra isso, fala com alguém”, continuou. No final, o anúncio remetia para a página da Mental Health America, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar quem sofre de doenças mentais em todo o território norte-americano. “As pessoas apaixonaram-se por este ovo e Eugene, o ovo, quer continuar a transmitir mensagens positivas”, assinalou Alissa Khan-Whelan, uma das envolvidas na criação da conta EGG GANG, na mesma entrevista.

Aos 29 anos, Chris Godfrey trabalha como criativo na The & Partnership, uma agência de publicidade em Londres. A ideia surgiu, precisamente, com o objetivo de destronar a fotografia de Kylie Jenner. Godfrey admite mesmo que, nove dias após as primeiras trocas de ideias, o recorde já estava batido. Para dar vida ao ovo, Godfrey contou com a colaboração de dois amigos — Alissa Khan-Whelan, de 26 anos, e C.J. Brown de 29. Os três optaram por permanecer no anonimato até ao passado domingo, dia em que o The New York Times publicou a entrevista. “Sentimos que era o momento certo para nos revelarmos. Assim, podemos acabar com toda a especulação”, afirmou Alissa.

Com a popularidade, o ovo Eugene conheceu também a valorização. Marcas e organizações passaram a estar dispostas a pagar milhões pelo seu conteúdo. Como tal, não têm faltado pessoas a quererem associar-se ao fenómeno, nem vozes que especulam sobre quanto terão os criadores do ovo gastado para promovê-lo no Instagram. Os boatos são desmentidos por Godfrey, que garante que a personagem cresceu de forma “completamente orgânica”. Dez milhões de dólares foi o número que circulou na internet, numa altura em que meio mundo tentou quantificar o investimento da primeira marca a associar-se ao ovo. “Bastante exagerado”, foi a reação de Khan-Whelan.

Assim que a imagem do ovo se tornou viral, a conta EGG GANG abriu as Stories a todos os utilizadores. As montagens, trocadilhos, hashtags, tatuagens e cortes de cabelo em torno do ovo só tornaram o objeto redondo ainda mais viral. Chris Godfrey assinala o sucesso que a personagem teve, em especial, junto das crianças. “Nas escolas e assim, começou a espalhar-se. Isto como que se propagou a partir dos recreios”, afirmou.

As últimas semanas têm sido “loucas”, nas palavras do trio de criativos. Os três têm vivido praticamente juntos na zona sudeste de Londres. Eugene vai continuar a ter vida própria e a comunicar com os fãs de todo o mundo. Neste momento, o objetivo da equipa é perceber até onde é que um ovo poderá chegar.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)