A Macedónia assinou esta quarta-feira formalmente os documentos de adesão à NATO, para se tornar o 30.º membro da Aliança, numa cerimónia que teve lugar na sede da organização, em Bruxelas.

Na assinatura dos documentos de adesão, a NATO foi representada pelo secretário-geral, Jens Stoltenberg, e a Macedónia pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Nikola Dimitrov, e os restantes membros da Aliança pelos respetivos embaixadores.

A adesão da Macedónia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) foi bloqueada durante uma década devido ao nome da antiga república da Jugoslávia, que coincide com o de uma região grega.

A adesão da Macedónia do Norte, nome oficial do país, tem que ser ratificada pelos 29 membros da NATO, devendo a Grécia ser o primeiro a fazê-lo, já na próxima semana. O processo deve estar concluído no final do ano ou início de 2020.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-nato/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”83″ slug=”orcamento-da-nato” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-nato/thumbnail?version=1538406649167&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR