Três atores britânicos, vinhos de todo o mundo e cenários de colar qualquer um à televisão — isto caso haja especial interesse por vilas italianas, almoços luxuosos ou garrafeiras de topo. A próxima e terceira temporada do programa “The Wine Show”, cujo primeiro episódio invadiu o pequeno ecrã em abril de 2016, vai ser gravada em Portugal. Aquele que é um sucesso de audiências em todo o mundo — transmitido em mais de 100 países e a bordo dos aviões da companhia aérea Emirates — vai assentar raízes no país do Vinho do Porto e do Vinho da Madeira.

Depois de Itália e de França, a produção do programa vai fixar-se em Portugal para gravar um total de sete episódios, de uma hora cada um, que serão transmitidos em 2020, confirmou ao Observador Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos. A produção do formato estabeleceu uma parceria com aquela publicação, sendo que o anúncio oficial foi feito na 22ª edição da gala “Os Melhores Vinhos do Ano”, que se realizou na passada sexta-feira na Alfândega do Porto. A Revista de Vinhos assegura que “The Wine Show” é o “programa de televisão sobre vinho mais famoso no mundo”.

Aos três atores britânicos que apresentam o programa num registo sempre informal — Matthew Goode (“The Crown”, Matthew Rhys (“The Americans”) e James Purefoy (“Rome”) — junta-se uma equipa de especialistas em vinho, composta por Joe Fattorini, Amelia Singer e a Master of Wine Jancis Robinson, que já antes deu uma entrevista ao Observador. Aos críticos de vinhos cabe a missão de viajar por Portugal em busca de vinhos que melhor representem a diversidade e a história do país, tal como se lê no comunicado de imprensa divulgado pela Revista de Vinhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pretendemos colocar Portugal no topo da lista de desejos de todos os viajantes. Com um media value superior a 7 milhões de euros, a exposição resultante da visita do The Wine Show é uma oportunidade sem igual para todos os parceiros. Dos EUA à Austrália, passando pela China, Brasil e outras paragens bem mais longínquas, a nossa vasta audiência de apreciadores de vinho e entusiastas de viagens vai seguramente apaixonar-se por Portugal”, garantem os responsáveis do programa à respetiva publicação.

Ainda não se conhecem ao certo as datas para o arranque das gravações — mas acontecerá “seguramente” por altura do segundo semestre de 2019 –, nem quais os produtores a serem visitados. Até lá, as duas temporadas do programa podem ser vistas no Chanel 5, no Reino Unido, no Hulu e no Ovation, nos EUA, por exemplo. Segundo avançou o Público, e o Observador confirmou, o programa ainda não é transmitido em Portugal, mas há negociações a decorrer com alguns canais. “Isso é uma das outras coisas que estamos a negociar, ter a serie num canal português”, assegura Nuno Pires.

A altura das vindimas será muito importante [para as gravações], principalmente em algumas regiões que têm técnicas ancestrais que noutros países não existem. Neste momento estamos a começar a trabalhar, a constituir equipas tanto do nosso lado como do deles. Em fevereiro a produção volta cá para começarmos a preparar uma série de coisas. Até ao final do mês de fevereiro, início de março já teremos tudo mais ou menos fechado”, diz Nuno Pires ao Observador.

O “The Wine Show” existe desde abril de 2016. De lá para cá tem reunido boas críticas: no mesmo ano, a Vanity Fair escreveu que o programa, que junta atores, críticos, vinhos e paisagens idílicas, é “um sonho tornado realidade”. A Variety, por sua vez, preferiu mencionar sete motivos porque vale a pena assistir ao formato.