789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruno Fernandes, o médio completo que também defende e fez dos golos nos dérbis um clássico

Este artigo tem mais de 5 anos

Bruno Fernandes começou o dérbi mais recuado mas foi muitas vezes omnipresente, a fazer sozinho o que dez jogadores do Sporting não conseguiam. No final, fez o golo da noite. O 18.º da época.

Bruno Fernandes foi o único jogador a marcar nos dois dérbis realizados nos últimos quatro dias entre Benfica e Sporting
i

Bruno Fernandes foi o único jogador a marcar nos dois dérbis realizados nos últimos quatro dias entre Benfica e Sporting

Filipe Amorim / Global Imagens

Bruno Fernandes foi o único jogador a marcar nos dois dérbis realizados nos últimos quatro dias entre Benfica e Sporting

Filipe Amorim / Global Imagens

“Não há qualquer tipo de análise que possa ser feita. A nossa exibição não esteve à altura daquilo que se exigia e é tempo de cada um fazer uma reflexão e pensar naquilo que está a fazer mal. O Sporting tem que começar a fazer as contas com ele próprio e não com as outras equipas. O grande problema tem sido esse, temos feito muitas contas aquilo que podem fazem os outros e temos esquecido de fazer as nossas contas e o problema é que não estamos a fazer pontos e não fazendo pontos não interessa o que os outros estão a fazer”, dizia Bruno Fernandes no final da derrota em Alvalade frente ao Benfica por 4-2. A reflexão, se foi feita, não teve propriamente muitos efeitos práticos; no entanto, ou mais uma vez, o médio disfarçou isso mesmo.

Como um pontapé do meio da rua transformou a crise numa oportunidade (a crónica do Benfica-Sporting)

A oito minutos do final, numa altura em que os encarnados venciam por 2-0 e não perdiam uma oportunidade de espreitar uma aberta para ampliar a vantagem, Bruno Fernandes comprovou o porquê de ser um self made man numa equipa que atravessa um momento conturbado com sinais externos de descontentamento como não se tinham visto desde a chegada de Keizer: procurou o espaço, ganhou a falta, agarrou na bola, preparou o remate e fez o golo da noite, carimbando o resultado final de uma eliminatória que poderia estar quase resolvida mas que fica assim mais aberta para a segunda mão, em abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, e depois de já ter marcado na derrota do Sporting no domingo em Alvalade com o rival, Bruno Fernandes, o médio que também defende, transformou os golos no dérbi num clássico, chegando assim ao 18.º na temporada, apenas a um do principal goleador da equipa, Bas Dost, que voltou a começar no banco entrando apenas a 15 minutos do final.

No plano leonino, e com o golo apontado esta noite, Bruno Fernandes (que na temporada passada já tinha marcado 16 vezes) igualou os registos de Canário e Fernando Peres em 1942 e 1971, respetivamente, ficando assim apenas a três remates certeiros dos médios com mais golos apontados numa só época no Sporting: Osvaldo Silva (1963) e Balakov (1994).

A título de curiosidade, e nos últimos 20 anos, apenas jogadores do Benfica tinham conseguido marcar de livre direto em dérbis, de Uribe a Lindelöf (um golo em Alvalade que seria fundamental para o tetra), passando por Sabry, Simão Sabrosa e Óscar Cardozo. Agora, Bruno Fernandes quebrou essa tendência, naquele que foi o seu segundo livre direto pelos verde e brancos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora