A marcha da violência doméstica não abranda o passo, pelo contrário. E se as cifras negras não têm um pingo de glamour ao pé das cobiçadas Josefinas, a marca portuguesa retoma uma campanha de sensibilização que acaba de ser apresentada na Semana de Moda de Nova Iorque, que se estende até 16 de fevereiro.

Das sabrinas e sapatilhas que conquistaram o mundo para uma linha de t-shirts solidária, materializada com o cunho da dupla criativa composta por Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga. “Com ‘Collections’ pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres”, resume em comunicado a marca liderada por Maria Cunha, a CEO da Josefinas.

Assinadas pela ilustradora britânica Jaqueline Bisset, que já colaborou com Yves Saint Laurent, Louis Vuitton ou Givenchy, as peças recuperam algumas das desculpas mais flagrantes usadas pelas mulheres, alinhadas com o encobrimento e a vergonha. “Caí das escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”, são apenas três justificações comuns para ferimentos, nódoas negras e outros desfechos macabros de um cenário longe de sarar.

À semelhança do trabalho realizado com os pares e atacadores cujas vendas revertiam para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, também esta coleção especial reverterá a favor desta instituição. “O montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês”, explica a representante Tânia Antunes — graças à iniciativa ‘You Can Leave’, foi possível apoiar uma média de 24 mulheres por mês, todas elas vítimas de violência, desde julho 2018.

A ilustradora britânica Jaqueline Bisset assina os desenhos de “Collections’

As t-shirts custam 79 euros e estão disponíveis online.