Há uma invasão de ursos polares famintos no arquipélago russo de Nova situado no Oceano Árctico. A notícia é avançada pelo The Guardian, que publicou um vídeo onde se pode ver estes animais a alimentarem-se em depósitos de lixo, bem como a entrar em apartamentos. As autoridades ambientais russas já declararam estado de emergência e chamaram especialistas a intervir de forma a retirar os ursos polares que estão a rodear as pessoas que vivem no local.

Apesar do aspeto fofinho dos animais, os cidadãos de Nova Zembla estão preocupados e assustados com a invasão dos ursos polares. O próprio responsável das autoridades locais, Zhigansha Musin, revela ao jornal britânico que “nunca houve uma invasão de ursos polares como esta”, salientando que os animais “estão a perseguir várias pessoas”.

A população também tem partilhado alguns vídeos e imagens através das redes sociais, nos quais se pode ver alguns dos ursos a procurar comida entre depósitos de lixo:

Com o gelo do Ártico a diminuir, devido às alterações climáticas, os ursos polares são levados a mudar os seus hábitos de caça e passam mais tempo em terra à procura de comida, levando a que mais facilmente entrem em conflito com humanos. As autoridades de Nova Zembla registaram casos de ataques a pessoas e de invasão de edifícios, de acordo com informações citadas pela BBC. O vice-diretor da administração local, Alexander Minayev, acrescentou em declarações ao The Guardian: “As pessoas estão com medo de sair de casa. Os pais não estão dispostos a ir levar os seus filhos à escola ou à creche.”

Apesar de o abate de ursos polares ser proibido por lei na Rússia, pelo facto de estes animais serem classificados como uma espécie em vias de extinção, as autoridades já admitiram esse cenário para garantir a segurança da população. Esta medida só será aplicada se as tentativas de deslocação dos ursos não resultarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR