IVA

Contribuintes ganham cinco dias para pagar o IVA nas declarações mensais e trimestrais

Os contribuintes com declarações mensais e trimestrais de IVA vão ter mais cinco dias após a entrega da declaração para pagarem as obrigações fiscais.

LUSA

O Governo vai avançar com uma proposta para que o pagamento das declarações periódicas do IVA, para os contribuintes com declarações mensais e trimestrais, possa ser feito cinco dias depois da entrega da declaração, ao que avança o Jornal de Negócios. A medida ajuda os contribuintes a evitarem coimas por pagamentos fora do prazo.

O prazo para a entrega das declarações mensais e trimestrais do IVA mantém-se inalterado, mas os contribuintes vão ganhar cinco dias para efetuar o pagamento, o que facilita o trabalho aos contabilistas no cumprimento das obrigações fiscais dos respetivos clientes.

O projeto foi apresentado pelo Governo ao Parlamento e mereceu já um parecer “muito positivo” por parte da bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, ao Jornal de Negócios.

Esta medida contribui para evitar o pagamento de coimas fiscais em casos em que a declaração é entregue perto do prazo final e onde já não existe tempo para processar o pagamento antes da meia-noite.

Atualmente, a declaração mensal de IVA deve ser enviada até ao dia 10 do segundo mês seguinte ao das operações financeiras, enquanto a trimestral deve ser enviada até ao dia 15 do segundo mês seguinte ao trimestre a que respeitam as movimentações financeiras.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)