Rádio Observador

Audi

Audi vai apresentar mais um eléctrico e quatro PHEV

A Audi prepara um Salão de Genebra em cheio. No certame suíço vai apresentar a base do futuro SUV compacto eléctrico, tipo Q3, mas também quatro versões plug-in, com vantagens fiscais e de consumos.

Depois de ter iniciado o período de vendas do e-tron, o SUV eléctrico da gama média, a Audi prepara já outro SUV eléctrico, mas mais pequeno e mais acessível. Ainda sem denominação conhecida, este novo veículo partilhará a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, a mesma utilizada para o I.D. Neo, sendo igualmente construído na mesma fábrica de Zwickau, estando previsto chegar no final de 2020.

O SUV compacto e eléctrico da Audi vai poder oferecer os mesmos motores e baterias do I.D. Neo, com potências entre 170 e 300 cv e baterias entre 48 kWh e 80 kWh. A plataforma MEB, em aço para ser mais barata e fácil de construir, tem sempre tracção traseira, podendo disponibilizar quatro rodas motrizes se montar um segundo motor eléctrico à frente, o que obviamente vai acontecer no novo SUV da Audi, à semelhança do que também está previsto no I.D. Neo e num SUV compacto que a Seat irá lançar em breve.

O Q5 e-tron vai ser um dos quatro novos modelos híbridos plug-in, ou PHEV, solução que é altamente incentivada na Europa, pois a legislação vigente permite-lhes anunciar consumos muito baixos (cerca de 3 litros aos 100 km), com as correspondentes emissões (mínimas) de CO2. A explicação está no facto de apenas serem considerados os primeiros 100 km e partindo do princípio que se arranca com a bateria carregada, que garante um mínimo de 50 km em modo eléctrico. Isto quando se sabe que uma fatia representativa dos utilizadores deste tipo de veículos raramente recarrega as suas baterias.

Além do Q5 e-tron, também o A7 e-tron e o A8 e-tron vão ser apresentados em Genebra, sendo espectável que o Q8 adira igualmente a esta solução tecnológica. E é bom recordar que o Grupo Volkswagen já tem uma boa experiência em termos de PHEV, uma vez que há muito que fabrica, e vende com sucesso, o Golf e o Passat nas versões GTE, sinónimo na marca de PHEV.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)