O Sporting anunciou esta sexta-feira que rescindiu contrato com o colombiano Fredy Montero. Em comunicado, o clube de Alvalade revelou que terminou a ligação com o avançado, nesta que foi a segunda passagem de Montero pelos leões. “A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Fredy Montero, para a rescisão do seu contrato de trabalho. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD deseja a Fredy Montero os maiores sucessos pessoais e profissionais”, pode ler-se na nota divulgada pelo clube.

Montero, de 31 anos, já tinha revelado em agosto que este era o seu “último ano em Portugal dentro e fora dos relvados”. Na altura, o colombiano recorreu às redes sociais para esclarecer os problemas pessoais que tinham afetado a própria família nos dias anteriores – a mulher, Alexis, teve uma gravidez ectópica e acabou por abortar quando estava grávida do terceiro filho do casal – e aproveitou para agradecer o apoio do Sporting e dos adeptos, que no jogo dessa semana em Alvalade mostraram uma enorme tarja com a frase: “Força família Montero”.

View this post on Instagram

Nos últimos dias tem circulado uma notícia sobre a minha família, que eu quero esclarecer. Sem entrar em muitos detalhes sobre a gravidez da minha esposa e quando tudo parecia estar a correr bem, tivemos a infeliz notícia de que nos deparávamos com uma gravidez ectópica, resultando em uma cirurgia de emergência, onde a gravidez foi interrompida. Juntamente com a minha esposa, tivemos a ilusão de que o nosso terceiro filho nasceria em Portugal, assim como as nossas filhas Vivienne e Ruby nascidas em 2013 e 2015. Não quero, ainda assim, perder a oportunidade de agradecer a Deus por proteger a minha mulher durante aqueles dias de muitas dores, que terminou em cirurgia. Embora não seja uma situação fácil, nós respeitamos a sua vontade e aceitamos o que hoje poderia ser e não é. Esperamos um dia encontrar no céu este filho, que é hoje mais um anjo. Dou graças aos médicos e enfermeiros do Hospital da Luz, em Lisboa, pela atenção dada à minha mulher, agradeço aos treinadores, jogadores e outros membros da equipa pela sua ajuda e compreensão durante aqueles dias de angústia, aos meus parentes e a todos as pessoas que enviaram as suas orações e mensagens de apoio durante os últimos dias. À minha esposa Alexis Montero agradeço por mostrar mais uma vez o quão forte é, EU TE AMO. Agora resta apenas olhar para a frente e aproveitar este meu último ano em Portugal dentro e fora dos relvados. Obrigado a todos vocês. Família Montero.

A post shared by Fredy Montero (@iamfredymontero) on

O avançado colombiano regressou a Portugal e ao Sporting em janeiro de 2018 na condição de emprestado pelo Vancouver Whitecaps, no mercado de inverno da época passada, depois de já ter representado o clube durante três épocas, entre 2013 e 2016. Invariável substituto de Bas Dost durante grande parte desta segunda passagem por Alvalade, Montero acabou por ser titular em vários jogos da primeira parte da temporada devido a uma demorada lesão do holandês mas passou as últimas semanas de fora das opções, também a braços com problemas físicos. Contas feitas, no somar dos três anos anteriores com o último que passou, Fredy Montero fez 131 jogos pelo Sporting, marcou 46 golos e conquistou uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Esta semana, o jornal Record dizia que o Vancouver Whitecaps estava interessado no regresso de Montero, que já passou pela MLS dos Estados Unidos também ao serviço do Seattle Sounders. Pelo meio, o avançado fez uma época nos chineses do Tianjin Teda. O Sporting despede-se de Fredy Montero e fica agora com apenas dois avançados de raiz: Bas Dost e Luiz Phellype.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR