O ator suíço Bruno Ganz, que interpretou o papel de Hitler no filme “A Queda”, morreu esta sexta-feira, aos 77 anos. A informação foi avançada pelos seus agentes, que detalharam ainda que o ator morreu em sua casa, em Zurique.

Ganz era bem conhecido no cinema e no teatro de língua alemã. Mas também interpretou papéis em filmes de língua inglesa que o consagraram a nível mundial, incluindo “O Leitor” e “O Candidato da Verdade”.

O papel que o trouxe para a ribalta foi, no entanto, o de Adolf Hitler, em “A Queda”. Uma cena em particular ganhou redobrado destaque. Um Hitler irritado e em fúria tornou-se um meme e gerou milhares de paródias online.

O filme, que contou a história dos últimos dias de Hitler no seu bunker de Berlim, arrecadou 92 milhões de dólares nas bilheteiras em todo o mundo no ano do seu lançamento, em 2004.

Ganz era o detentor do Iffland-Ring, um anel que é também um galardão para os atores de língua alemã. Destina-se a distinguir o ator “mais significativo e digno”. O anel é passado de pessoa para pessoa, e ainda não se sabe para quem Ganz pretendia transferi-lo quando morresse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR