Audi

Q4 e-tron. Audi apresenta SUV eléctrico e barato

390

Não vai ser necessário esperar muito para conhecer o novo Q4 e-tron, o SUV eléctrico e mais acessível da Audi. Previsto para 2021, surge em Genebra como protótipo com a mesma plataforma do VW I.D.

Com o Audi e-tron em vias de chegar ao mercado nacional, com bateria de 95 kWh, autonomia de 417 km em WLTP, 4,9 metros de comprimento, 360 cv de potência (ou 408 cv durante alguns segundos) e um preço na casa dos 80 mil euros, a marca alemã prepara já um segundo eléctrico. Substancialmente mais barato do que e-tron e com autonomias superiores, o novo Q4 e-tron irá surgir já no início de Março, no Salão de Genebra, ainda que como protótipo, uma vez que chegará ao mercado apenas no início de 2021.

Um dos trunfos do novo modelo é recorrer à plataforma MEB, desenvolvida pela Volkswagen para o seu I.D. Neo, veículo agendado para o início de 2020, que depois irá servir para uma série de outros modelos do grupo, da Volkswagen à Audi, passando pela Seat, Cupra e Skoda. Fabricada exclusivamente em aço, para ser mais simples de construir e posteriormente de reparar, além de mais barata do que o alumínio, a MEB vai permitir que o Q4 e-tron surja com versões com apenas tracção atrás, mas igualmente com sistema 4×4, quando equipado com um segundo motor eléctrico montado no eixo dianteiro.

Quanto às baterias para o Q4 e-tron, o segredo ainda é total, sabendo-se contudo que a plataforma MEB permite montar várias capacidades de acumuladores, tendo a mais pequena 48 kWh e a maior 80 kWh, pelo menos para um veículo com a distância entre eixos do I.D. Neo. Neste modelo da Volkswagen, estes packs de baterias permitem antecipar autonomias entre 330 km e 550 km, de acordo com o WLTP.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)