A leiloeira britânica Sotheby’s anunciou esta terça-feira, na sua conta de Instagram, o leilão de um diamante “perfeito de acordo com todos os critérios críticos”. Com 88,22 quilates, é apenas o terceiro diamante oval com estas características a ir a leilão, desde que há memória, e pode ser arrebatado por mais de 11 milhões de euros, segundo a revista Forbes. O processo decorrerá em Hong Kong, a 2 de abril.

A pedra, já polida, pertence a uma categoria de diamantes rara no mundo – Type Ila -, à qual apenas pertencem cerca de 2% destas joias. Esta descoberta resulta da concentração de uma série de fatores, fundamentais para determinar o grau de perfeição de uma joia do género, como a cor, o corte, a clareza e o tamanho.

Quanto menos cor, mais valioso. Este diamante é do tipo D, ou seja, é completamente incolor, o que já o coloca na categoria dos mais caros do mundo. O corte é, segundo a Sotheby’s, o resultado da “habilidade do homem de moldar o material mais duro da Terra” e também acrescenta valor. No que diz respeito à clareza, os diamantes são classificados de acordo com a quantidade e visibilidade das falhas e, sem falhas visíveis, o valor deste diamante continua a aumentar. Finalmente, o último critério é o tamanho e, com 88,22 quilates e mais de 17 gramas, é dos maiores diamantes alguma vez disponibilizados para leilão. Apenas há registo do leilão de dois diamantes acima dos 50 quilates, sendo este o terceiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Christie’s vai leiloar diamante raro de Isabel dos Santos e do seu marido

É o produto final de uma pedra com 242 quilates, segundo a Forbes. A pedra original foi encontrada numa mina, no Botsuana, detida pela empresa De Beers, uma multinacional de joalharia, e pelo governo daquele país africano. Em declarações à mesma revista, Patti Wong, diretora da divisão asiática da Sotheby’s, destaca o quão rara é a descoberta. “Quando pensamos que uma tonelada de terra tem menos de um quilate de diamante, e que diamantes de qualidade com mais de 10 quilates são uma raridade, a descoberta de uma pedra, em bruto, de 242 quilates é um milagre”, confessa uma das responsáveis pelo leilão.

Ao diamante que vai ser disponibilizado pela Sotheby’s no dia 2 de abril, em Hong Kong, juntar-se-ão outras joias, mas esta promete ser o centro de todas as atenções.