A atriz dinamarquesa Anna Karina, considerada um dos símbolos da nova vaga do cinema francês dos anos 1960, vai estar em maio em Portugal por causa de uma retrospetiva organizada pelo festival IndieLisboa e pela Cinemateca.

Segundo a Cinemateca Portuguesa, Anna Karina, de 78 anos, “uma das grandes estrelas do cinema estará em Lisboa para acompanhar a retrospetiva – entre os dias 2 a 11 de maio – e para um encontro com o público português”.

A presença de Anna Karina em Portugal insere-se no contexto do festival de cinema independente IndieLisboa, no âmbito da secção “Heróis Independentes”.

Hanna Karin Barke Bayer, batizada Anna Karina em Paris por Coco Chanel, “revelar-se-ia uma das mais icónicas atrizes do cinema contemporâneo nos anos 60 franceses, dirigida por Jean-Luc Godard numa série de importantes filmes dessa década, em que foi sua companheira de trabalho e de vida”, afirma a Cinemateca em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A “retrospetiva ambiciosa”, com mais de 20 filmes, que está a ser preparada “propõe dar a ver a intensidade variada do seu trabalho: a totalidade dos seus filmes com Godard, os filmes com Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff, Rainer Werner Fassbinder”.

Serão ainda mostrados “Vivre ensemble”, a primeira longa-metragem que Anna Karina escreveu, realizou e protagonizou, em 1973, e “Anna”, de Pierre Koralnik a partir da música e canções de Serge Gainsbourg.

O 16.º IndieLisboa decorrerá entre os dias 2 a 12 de maio.

Veja o excerto da primeira longa-metragem de Anna Karina.