Mercedes-Benz

Agora que o Z4 apareceu, Mercedes acaba com o SLC

Há muito que se falava no provável desaparecimento do original SLK, que depois se tornou SLC. Agora que a BMW apresentou um adversário à altura, o novo Z4, a Mercedes decidiu acabar com o roadster.

Mercedes SLC Final Edition é o nome da edição de despedida do roadster alemão surgido em meados dos anos 90, na altura como SLK. Mas é também uma forma de a marca de Estugarda pôr um ponto final na vida deste modelo, cuja continuidade vinha há muito a ser questionada. Para que não haja dúvidas e acabar de vez com os rumores, a Mercedes assumiu (pela primeira vez) à imprensa norte-americana que, depois desta Final Edition, mais nada: o SLC vai mesmo acabar, não estando nos planos da marca um sucessor.

Lançado em 1996 e com direito a três gerações, o Mercedes SLK tornou-se rapidamente um dos roadsters mais importantes do momento, até porque a Mercedes soube explorar o facto de o modelo oferecer uma capota rígida retráctil, uma “proeza” à época. Curiosamente, foi em 2016, quando decidiu mudar a designação comercial para SLC – o que coincidiu com a introdução do restyling da terceira (e última) geração do roadster – que as vendas começaram a baixar.

A ideia era posicionar melhor o modelo na gama, adoptando a nomenclatura que designava todos os roadsters da marca (“SL”) e o segmento (“C”) em que se inseriam. Logo, o SLC passou a ser um ‘concorrente’ do Classe C que, por sinal, também tem um cabriolet, com a vantagem de oferecer lugar para quatro e não apenas para dois… Resultado: o SLC nunca descolou nas vendas, num segmento em que, até agora, pontuavam pouquíssimos concorrentes: Porsche 718 Boxster, Audi TT Roadster e Jaguar F-Type. Porém, com o surgimento dos ‘manos’ BMW Z4 e Toyota Supra, desenvolvidos em parceria, a concorrência quase que duplicou.

A marca da estrela opta por retirar-se desta guerra, alegando que prefere concentrar os seus esforços na reinvenção do SL, para diferenciá-lo dos restantes cabrios da marca.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)