Um milagre com poucas esperanças: foi encontrado um espécime vivo da tartaruga gigante Chelonoidis Phantasticus, na ilha Fernandina, no arquipélago das Galápagos (Equador). A espécie era tida como possivelmente extinta desde 1906, tendo o último vestígio das tartarugas sido fezes encontradas em 1964. O anúncio foi feito pelo Ministro do Ambiente equatorial através do Twitter.

A organização ambientalista Galápagos Conservancy encontrou a fêmea de Tartaruga Gigante da Fernandina e avisou os responsáveis pelo Parque Natural das Galápagos. A tartaruga, provavelmente já com mais de 100 anos, foi levada para o Centro de Reprodução da Ilha de Santa Cruz, de acordo com o The Guardian, onde será protegida num recinto fechado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

O grupo, avança o El Universo, tem agora esperança de encontrar um macho para que se possa garantir a continuidade da espécie. Há pegadas e marcas de dentadas em plantas na ilha que podem indicar a existência de mais animais não descobertos. A Ilha Fernandina é a terceira maior das Galápagos, um arquipélago com onze espécies de tartarugas dispersas por seis das suas vinte e uma ilhas.

O caso lembra a descoberta da tartaruga gigante George, apelidada de “Solitário George”, um macho de Geochelone Abingdoni encontrado em 1972, também nas Ilhas Galápagos, e que morreria em 2012 sem encontrar uma parceira, declarando oficialmente o fim da espécie.

O “Solitário George” em 2006 no Centro de Reprodução da Ilha de Santa Cruz