Animais

Encontrada tartaruga gigante nas Ilhas Galápagos que se pensava extinta há 100 anos

9.400

Um espécime de Tartaruga Gigante da Fernandina foi descoberto nas Ilhas Galápagos. O membro solitário é uma fêmea, e procura agora um parceiro para garantir a continuidade da espécie.

Tartaruga gigante é adulta e está saudável

RODRIGO BUENDIA/AFP/Getty Images

Um milagre com poucas esperanças: foi encontrado um espécime vivo da tartaruga gigante Chelonoidis Phantasticus, na ilha Fernandina, no arquipélago das Galápagos (Equador). A espécie era tida como possivelmente extinta desde 1906, tendo o último vestígio das tartarugas sido fezes encontradas em 1964. O anúncio foi feito pelo Ministro do Ambiente equatorial através do Twitter.

A organização ambientalista Galápagos Conservancy encontrou a fêmea de Tartaruga Gigante da Fernandina e avisou os responsáveis pelo Parque Natural das Galápagos. A tartaruga, provavelmente já com mais de 100 anos, foi levada para o Centro de Reprodução da Ilha de Santa Cruz, de acordo com o The Guardian, onde será protegida num recinto fechado.

O grupo, avança o El Universo, tem agora esperança de encontrar um macho para que se possa garantir a continuidade da espécie. Há pegadas e marcas de dentadas em plantas na ilha que podem indicar a existência de mais animais não descobertos. A Ilha Fernandina é a terceira maior das Galápagos, um arquipélago com onze espécies de tartarugas dispersas por seis das suas vinte e uma ilhas.

O caso lembra a descoberta da tartaruga gigante George, apelidada de “Solitário George”, um macho de Geochelone Abingdoni encontrado em 1972, também nas Ilhas Galápagos, e que morreria em 2012 sem encontrar uma parceira, declarando oficialmente o fim da espécie.

O “Solitário George” em 2006 no Centro de Reprodução da Ilha de Santa Cruz

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Animais

Sinais dos tempos

Miguel Alvim

A protecção da totalidade da realidade natural e nela da pessoa, de todas as pessoas sem excepção, é a obrigação mais solene, mais grave e mais urgente do sistema político-partidário português.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)