Angela Merkel

Merkel declarou solidariedade com Junker, visado por campanha de governo húngaro

A chanceler alemã manifestou "a sua total solidariedade" com o presidente da Comissão Europeia, após este ter sido acusado pela Hungria de facilitar a imigração e partilha de refugiados na UE.

Angela Merkel afirmou ainda que não tem qualquer problema de epressar diretamente a sua opinião ao governo húngaro

ALEXANDER BECHER/EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta quinta-feira a sua “total solidariedade” com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acusado pelo governo húngaro de colaborar num plano para trazer milhões de refugiados para a Europa.

O governo húngaro lançou esta semana uma campanha em que acusa o presidente da Comissão Europeia e o filantropo milionário George Soros (de origem húngara) de facilitarem a imigração e de imporem a partilha de refugiados entre os 28 países membros da União Europeia (UE).

“Apoio plenamente (Juncker) e direi isso mesmo de forma clara nas conversas com o governo húngaro”, esta quinta-feira Angela Merkel, numa conferência de Imprensa, em Berlim, onde repudiou a campanha do governo liderado por Viktor Orbán.

Não é a primeira vez que o governo de Orbán lança uma campanha deste tipo contra a UE ou contra Soros, com acusações de interferência abusiva em matérias relacionadas com imigração, mas sem fornecer provas concretas desses abusos.

O governo húngaro reitera que Soros, em conluio com o presidente da Comissão Europeia, tem desenhado planos para trazer milhões de refugiados para a Europa, ainda em colaboração com as Nações Unidas.

Na terça-feira, o governo de Vikton Orbán lançou nova campanha nos média em que repete as acusações contra Junker e Soros, perguntando: “Você também tem direito a saber o que Bruxelas está a preparar”.

Jean-Claude Junker já reagiu, dizendo que Orbán não tem lugar no Partido Popular Europeu e remetendo as acusações para o plano de políticas radicais xenófobas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)