O Tribunal da Relação de Guimarães decidiu levar a julgamento 11 efetivos do Corpo de Intervenção da PSP acusados de agressão a um adepto do Boavista naquela cidade, cegando-o de um olho, anunciou esta quinta-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Um juiz de instrução criminal do Tribunal de Guimarães tinha ditado o arquivamento dos autos, mas o Ministério Público e a vítima recorreram, tendo agora a Relação pronunciado os arguidos pelo crime de ofensa à integridade física grave qualificada.

Os factos remontam ao dia 3 de outubro de 2014, aquando do jogo da 7.ª jornada da I Liga entre o Vitória de Guimarães e o Boavista.

A acusação, deduzida pelo MP, diz que os 11 arguidos tinham sido destacados, enquanto efetivos do Corpo de Intervenção da PSP do Porto, para, em Guimarães, zelar pelas questões de segurança colocadas pelo jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acrescenta que, à chegada dos autocarros que transportavam os adeptos do Boavista, um dos arguidos abordou um destes adeptos instando-o a que se movimentasse para determinado local.

Como este não obedeceu de imediato, “derrubou-o ao solo, colocou-lhe um joelho por cima das costas e fê-lo permanecer deitado no solo de cara para baixo”, refere.

Diz ainda que, de seguida, ele e outros dois arguidos “bateram no referido adepto, nomeadamente com cotoveladas, pontapés, socos e pancadas de cassetete, enquanto os demais arguidos os integraram no interior de um círculo que formaram e assim impediram que lhe fosse prestado socorro”.