A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) espanhola aplicou à Iberdrola Clientes e à EDP Energia multas no montante total de 70.000 euros por violação dos procedimentos de contratação quando atraem um novo cliente em Espanha.

O regulador espanhol recorda, em comunicado publicado esta quinta-feira em Madrid, que estas práticas “são infrações leves” previstas na lei do setor elétrico e explica que abriu um processo de investigação de acordo com as suas funções de supervisão em relação às mudanças do prestador de serviço.

Durante a fase de instrução do processo, a CNMC constatou que a Iberdrola Clients não cumpriu com sua obrigação de ter, em todos os momentos, documentação que comprove a vontade do cliente de trocar de fornecedor em quatro contratos de fornecimento de energia elétrica, daí a multa de 40.000 euros.

No caso da EDP Energia, o regulador recebeu uma denúncia de um consumidor que alegou ter mudado de fornecedor de eletricidade sem o seu consentimento. A empresa informou o novo cliente de que se tratava de uma renovação e não de um novo contrato que envolvia uma mudança de fornecedor, tendo a EDP sido sancionada com o pagamento de uma multa de 30.000 euros.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/lucros-da-edp/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”160″ slug=”lucros-da-edp” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/lucros-da-edp/thumbnail?version=1536002116981&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR