Enquanto estava a ser entrevistado pela jornalista Kara Swisher, do Recode, por tweets, o presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey, percebeu que conversar com alguém na rede social era confuso. Além de o próprio CEO não estar a conseguir perceber as perguntas de Swisher, as pessoas também não estavam a conseguir acompanhar, porque as respostas dele confundiam-se com as interações dos outros utilizadores.

No fim da entrevista, Dorsey chegou a admitir que ”a conversa foi difícil” e que precisava de tornar as interações ”mais coesas e fáceis de acompanhar” para todos os utilizadores. Deixou mesmo a promessa de ”considerar novos formatos” para a rede social que permitissem a troca de tweets entre utilizadores. Pode ver a entrevista no twitter aqui.

Em janeiro, foi lançada a versão beta (em teste) do ”novo” Twitter, a que o TechCrunch teve acesso, mas entretanto esta versão deu um passo atrás e agora é ainda um protótipo que carece de desenvolvimento. Segundo a publicação tecnológica, as alterações vão incluir um novo design nas conversas, para se tornarem mais fáceis de seguir: vai ser possível organizar as interações por cores e as respostas vão ter uma forma redonda. No fundo, o objetivo é tornar as interações mais  parecidas com o chat das Mensagens Diretas, ou seja, as que os utilizadores trocam de forma privada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O protótipo da app ainda está a ser testado e a empresa quer incluir a participação dos utilizadores para feedback.

Nesta fase, o Twitter quer incluir os utilizadores no teste do novo design. ”Precisamos que vocês façam parte do processo para termos a certeza de que estamos a construir a experiência certa”, disse Sara Haider, gestora de produto do Twitter, numa entrevista ao TechCrunch.

A empresa diz que vai convidar maioritariamente utilizadores ingleses e japoneses para testar o protótipo, e que tanto podem fazer parte da experiência as contas mais antigas como as mais recentes. Quem está interessado em candidatar-se ao teste pode fazê-lo aqui. Se for aceite para participar, vai receber um email com informações sobre os próximos passos.