Rádio Observador

BMW

SUV da BMW é o pior de todos. Para os peões…

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) é quem fala mais alto em matéria de segurança nos EUA. E as suas palavras este ano não favoreceram (mesmo) nada o BMW X1, que é terrível para os peões.

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) nasceu para obrigar os fabricantes que querem vender veículos nos EUA a conceberem veículos mais seguros em auto-estrada, mas rapidamente evoluiu para fomentar igualmente as defesas de condutores, passageiros e peões em estradas e em cidade. É certo que nasceu às custas das entidades seguradoras, mas o IIHS evoluiu para uma organização não lucrativa que a tornou inatacável, continuando a ter a segurança de todos como única responsabilidade. Ainda que as suas críticas possam ser “assassinas” para alguns construtores de automóveis.

Desta vez, o IIHS concentrou-se em 11 SUV compactos, que nos EUA são considerados pequenos, dedicando especial atenção à segurança de peões e crianças, que por vezes aparecem a partilhar com eles as vias rodoviárias em situação de óbvia desvantagem. Em cima da mesa estava o sistema de detecção de peões, cuja função é detectar a sua presença à frente do veículo, avisar o condutor do perigo iminente e, caso este não intervenha, realizar uma travagem de emergência para evitar o embate, ou seja, o atropelamento.

Em confronto estavam 11 veículos do tipo SUV, compactos na Europa, mas que os americanos apelidam de “small”. Entre os modelos submetidos aos testes, quatro revelaram um desempenho “superior”, designadamente o Toyota Rav4, Subaru Forester, Volvo XC40 e Honda CR-V. Depois destes quatros SUV que obtiveram a pontuação máxima, surgiram cinco outros que foram classificados com a pontuação “avançada”, nomeadamente o Kia Sportage, Hyundai Kauai, Mazda CX-5, Nissan X-Trail e Chevrolet Equinox.

Entre os piores classificados podemos encontrar o Mitsubishi Outlander, que teve direito à classificação “básica”, em virtude de não ter reduzido a velocidade de forma significativa e ter atropelado o peão. Mas o pior de todos foi o BMW X1, ao qual nem foi atribuída qualquer pontuação, de longe a pior, devido ao facto de não ter travado nem ter reduzido em nada a velocidade.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)