Os Açores continuam sob aviso amarelo, depois da passagem da depressão Kyllian, que provocou cerca de uma centena de ocorrências em toda a região, mas o pior do mau tempo já passou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém os três grupos do arquipélago sob aviso amarelo, até ao final deste domingo, devido à precipitação prevista para o grupo ocidental (Flores e Corvo), devido à trovoada e precipitação no grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) e devido ao vento, trovoada e precipitação no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não registou, no entanto, nenhuma ocorrência durante a madrugada deste domingo em nenhuma das ilhas, onde as condições meteorológicas têm vindo, gradualmente, a melhorar, depois da passagem da depressão Kyllian.

As previsões iniciais apontavam para ventos forte a tempestuoso, com rajadas até 140 quilómetros por hora, mas de acordo o IPMA, a rajadas mais forte, registada nas ilhas do Faial e das Flores, não foi além dos 117 quilómetros por hora.

Os meteorologistas preveem, no entanto, que a agitação marítima irá permanecer elevada, mesmo após a passagem da depressão, embora com tendência a diminuir gradualmente.

Também a operação aérea da SATA Air Açores (inter-ilhas) e da Azores Air Lines (entre o continente e a região), está a decorrer na normalidade durante a manhã deste domingo, disse à Lusa o porta-voz da companhia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Portugal adiantou também que os cerca de 360 passageiros que ontem ficaram retidos devido ao cancelamento de vários voos, serão reacomodados em ligações previstas para este domingo.

Recorde-se que o Kyllian provocou 97 ocorrências em toda a região, a maioria das quais na ilha Terceira, onde a forte precipitação causou várias inundações, obrigando a realojar seis famílias, que ficaram temporariamente sem casa.

Quedas de árvores, estradas encerradas ao trânsito, devido a derrocadas e transbordos de ribeiras, foram outras ocorrências registadas durante a passagem desta depressão pelo arquipélago.