A Seleção Nacional Sub-20 ficou a conhecer este domingo os seus adversários no próximo Mundial da categoria, que se realiza entre os dias 23 de maio e 15 de junho na Polónia. Portugal, que surge nesta competição como campeão europeu Sub-19, integra o grupo F da prova, cruzando na fase de grupos com Argentina, Coreia do Sul e África do Sul.

Portugal é campeão da Europa de Sub-19 ao vencer a Itália por 4-3 em final de loucos

Os seis grupos da primeira fase do Mundial Sub-20, apurados num sorteio que contou com as presenças do antigo internacional Fernando Couto (também ele campeão mundial da categoria) e do ex-campeão mundial Bebeto, são os seguintes:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Grupo A: Polónia, Colômbia, Taiti e Senegal;
  • Grupo B: Mexico, Itália, Japão e Equador;
  • Grupo C: Honduras, Nova Zelândia, Uruguai e Noruega;
  • Grupo D: Qatar, Nigéria, Ucrânia e Estados Unidos;
  • Grupo E: Panamá, Mali, França e Arábia Saudita
  • Grupo F: Portugal, Coreia do Sul, Argentina e África do Sul.

Portugal teve a primeira participação no Mundial Sub-20 em 1979, chegando aos quartos de final onde perdeu no prolongamento com o Uruguai por 1-0. O regresso à fase final seria de sonho e em versão dupla: os comandados de Carlos Queiroz ganharam a prova em 1989, na Arábia Saudita (2-0 na final frente à Nigéria, com golos de Abel Silva e Jorge Couto), e em 1991, em Portugal (0-0, 4-2 nas grandes penalidades diante o Brasil no estádio da Luz). Dois anos depois, na Austrália, a Seleção Nacional não foi além da fase de grupos, somando por derrotas os três encontros realizados (Alemanha, Uruguai e Gana).

https://twitter.com/FIFAcom/status/1099720420192866304

Em 1995, no Qatar, Portugal voltou ao pódio da competição, perdendo nas meias-finais com o Brasil por 1-0 mas ganhando o encontro de apuramento do terceiro e quarto classificado frente a Espanha (3-2). Quatro anos depois, na Nigéria, o conjunto nacional caiu nos oitavos de final diante do Japão, nas grandes penalidades. Depois de algumas edições de ausência, o regresso foi no Canadá em 2007, de novo com uma chegada aos oitavos frente ao Chile (1-0). Em 2011, na Colômbia, Portugal voltou a uma final do Mundial Sub-20, perdendo então com o Brasil após prolongamento por 3-2. Daí para cá, a Seleção chegou por uma vez aos oitavos (2013, com o Gana) e duas aos quartos (2015 com o Brasil, 2017 com o Uruguai, ambas nos penáltis).

O Fininho que só conheceu um clube enquanto jogador e que conduziu a Seleção a uma conquista única