O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, afirmou esta segunda-feira que os Estados Unidos pediram recomendações de Moscovo para lidar com a Coreia do Norte antes da cimeira entre o Presidente dos EUA e o líder norte-coreano.

Em declarações transmitidas por agências de notícias russas, Sergey Lavrov, que se encontra no Vietname, referiu que a Rússia acredita que os EUA deveriam oferecer “garantias de segurança” a Pyongyang, capital norte-coreana, para que o acordo de desarmamento seja bem-sucedido.

“Os Estados Unidos ainda pediram o nosso conselho, as nossas opiniões sobre este ou aquele cenário” de como a cimeira em Hanói poderia evoluir, acrescentou o chefe da diplomacia russa.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, reúnem-se na quarta e na quinta-feira, em Hanói, capital do Vietname.

Donald Trump e Kim Jong-Un encontraram-se pela primeira vez em junho de 2018, em Singapura, numa cimeira que serviu para os dois líderes anunciarem o início de uma nova fase de relações diplomáticas e para o Presidente norte-coreano se comprometer a suspender os programas nucleares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR