A Autoridade Marítima alertou esta terça-feira para o agravamento do estado do mar nos Açores a partir de quarta-feira, nomeadamente nos grupos Ocidental e algumas ilhas do grupo Central.

Em comunicado enviado às redações, a Autoridade Marítima explica que no grupo Ocidental (Flores e Corvo), na quarta-feira, “a agitação marítima de noroeste, mas rodando para oeste, poderá atingir valores de altura significativa de quatro metros, aumentando paulatinamente até que no dia 1 de março poderá atingir seis metros de altura significativa”.

Nas Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), a agitação marítima de oeste poderá ter quatro metros de altura significativa na quinta-feira aumentando para seis metros no dia 1 de março.

No comunicado aconselha-se a comunidade marítima a adotar “medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as embarcações”. A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

Caso seja absolutamente imprescindível deslocar-se até junto da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, aconselha ainda a Autoridade Marítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR