Não é muito comum vermos mesas grandes para jantares de grupo e pessoas a lanchar ao mesmo tempo que trabalham no computador num restaurante de hotel, mas no Friends Kitchen, que inaugura esta sexta-feira, é mesmo isto que pode acontecer.
Queremos que se quebre finalmente o estigma de ir a restaurantes dentro de hotéis. As pessoas ficam intimidadas, pensam que é caro ou muito formal, com este novo conceito queremos mostrar precisamente o contrário”, explica Tiago Pinto, um dos responsáveis pelo projeto, ao Observador.

A decoração em tons de dourado, as mesas postas com individuais, a playlist de música clássica e a carta recheada de pratos tradicionais portugueses deram lugar a um conceito mais descontraído e informal. “Viramos a casa ao contrário, hoje a aposta recai nas principais tendências gastronómicas”, diz Fábio Rebelo, outra das caras do espaço.

O objetivo é reunir as atenções do restaurante na cozinha aberta, onde a loiça, os ingredientes biológicos e os utensílios estão a olho nu, como acontece em cada casa. As cadeiras com estofos coloridos, os sofás corridos, as mesas em mármore ou em madeira, os verdes e o os candeeiros altos compõem um ambiente confortável, onde apetece estar e não apenas passar. Mas vamos ao que interessa: a comida. A carta do Friends Kitchen está disponível num horário alargado, de manhã à noite, e é mesmo capaz de agradar a gregos e troianos.

9 fotos

Tapiocas doces e salgadas, panquecas com vários toppings gulosos, open sandwiches com ovos mexidos, benedict ou florentine são algumas sugestões para começar bem o dia. Se o tempo para almoçar é escasso, opte por um prego em bolo do caco, uma pizza low carb, um wrap de atum, uma organic bowl ou um hambúrguer de alheira ou salmão. Caso tenha mais tempo, não deixe de experimentar uma das seis variações de bifes de vaca, a francesinha vegetariana ou o risoto de bacalhau, uma das novidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na hora da sobremesa dirija-se à mesa junto à cozinha e sirva-se. A tarte de maçã com gelado de baunilha, o bolo de chocolate recheado de framboesa e mousse de lima ou a tábua de queijos acompanhados com doce de abóbora são apenas alguns pecados que vão chamar por si. Durante a tarde quem manda é o lanche da avó, composto por bolos caseiros e torradas que combinam tanto com bebidas quentes, como chás e capuccinos, ou bebidas frias, como sumos de fruta e smoothies.

Para saborear refeições mais compostas comece com um cogumelo Portobello recheado com queijo chèvre e creme balsâmico ou umas amêijoas à Bulhão Pato. No universo dos peixes, o destaque vai para o arroz de tamboril tradicional, com gambas e coentros, e para os filetes de polvo com arroz de tomate malandro. Nas carnes, o Chateaubriand grelhado com tomilho e alecrim, servido com molho bearnês, batatas e legumes, e o naco de vitela maronesa são as estrelas da companhia.

8 fotos

O restaurante que integra o Holiday Inn Porto-Gaia, nascido em 2004, tem ainda menus infantis, serviço de take away e um brunch disponível todos os dias, entre as 10h30 e as 16h, onde por 15€ pode deliciar-se com uma taça de iogurte com fruta e granola, uma tosta fria de abacate ou uma tosta quente com ovos mexidos, uma panqueca com uma cobertura à sua escolha e uma bebida fria ou quente.

O Friends Kitchen tem espaço para 62 pessoas, um bar onde pode começar a noite de barriga cheia e a intenção é que exista rotatividade de pratos no início de cada estação.