O atleta português Francisco Belo qualificou-se esta sexta-feira para a final do lançamento do peso dos Europeus de atletismo de pista coberta, a decorrer em Glasgow, ao contrário do compatriota Tsanko Arnaudov, que foi eliminado.

Francisco Belo, que esta temporada alcançou um recorde pessoal, ao lançar a 20,90 metros em Istambul, entrou na qualificação com 19,93, melhorou depois para 20,31 e fez 20,15 ao terceiro ensaio.

Francisco Belo esperava passar à final do lançamento do peso nos Europeus de pista coberta de forma mais folgada, depois de ter conseguido a oitava e última marca de apuramento em Glasgow, Escócia.

O objetivo era chegar à final, mas não era suposto virmos aqui com sorte, era suposto virmos com resultados e esses resultados darem condições para passar à final. No entanto, neste caso o que conta são os resultados. Estou na final, são seis lançamentos e vou dar o meu melhor”, afirmou Francisco Belo.

O recordista nacional Tsanko Arnaudov não conseguiu reeditar o apuramento para a final que conseguiu em 2017, quando foi quarto classificado, com o primeiro — e insuficiente — lançamento de 19.86 metros a permanecer como o seu melhor registo desta sexta-feira, ao qual se seguiu um nulo e uma tentativa a 19.08, terminando no 12.º lugar.

“Depois do primeiro ensaio, os outros não correram bem, mas estou ciente de que vim aqui e dei o meu melhor, saio de cabeça erguida, acima de tudo. Mas existem competições que não correm como nós queremos, mas não é por causa disso que nos vão deitar abaixo. Já estive bem noutras competições e tenho a convicção de que a pista ao ar livre vai ser minha”, concluiu Tsanko Arnaudov, que fechou aqui a sua participação.

A final está marcada para as 20h35 desta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR