Francisco Belo foi o grande destaque da delegação nacional no primeiro dia dos Europeus de Pista Coberta, que se estão a realizar em Glasgow, após terminar a final do lançamento do peso no quarto lugar com recorde pessoal (20,97).

O português, que na presente temporada tinha alcançado um 20,90 em Istambul, qualificou-se esta manhã para a final com 20,31, ao contrário do companheiro de clube Tsanko Arnaudov (quarto classificado nos últimos Europeus). Logo no segundo ensaio, depois de um início a 20,59, Belo chegou aos 20,97 e esteve durante uma parte inicial do concurso nos lugares de medalhas, caindo para a quarta posição de onde não mais sairia no final da segunda ronda de tentativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Francisco Belo qualificado para a final do lançamento do peso

O polaco Michal Haratyk, que ganhou no ano passado nos Europeus ao Ar Livre de Berlim, conquistou a medalha de ouro com 21,65 logo na primeira tentativa, naquela que fica como melhor marca europeia do ano. David Storl, alemã que somou o quarto pódio em Europeus de Pista Coberta (ouro em 2015, prata em 2011 e bronze em 2017), terminou na segunda posição com 21,54 (melhor registo pessoal de 2019), ao passo que o checo Tomás Stanek terminou no último lugar do pódio (21,25).

Em ano de especialidade em medicina, Francisco escolheu o ouro nas Universíadas

Francisco Belo igualou assim a melhor participação de sempre de um atleta português no lançamento do peso em Europeus de Pista Coberta, depois do quarto lugar de Tsanko Arnaudov em Belgrado há dois anos. Na altura, o novo recorde nacional (21,08) foi insuficiente para chegar a um pódio onde ficaram Konrad Bukowiecki (Polónia), Tomás Stanek (Rep. Checa) e David Storl (Alemanha).

Europeus de atletismo: Tsanko Arnaudov é quarto e bate recorde pessoal