Um homem de 79 anos procurado por pedofilia em Portugal há 15 anos foi detido em Espanha. Foi identificado quando tentava renovar a carta de condução. Viveria em Badajoz com uma identidade falsa, avançam o JN e o CM.

Condenado em 2002 a 3 anos e 8 meses de prisão por abuso sexual de menores, fugiu do país e as autoridades perderam-lhe o rasto. Nesse ano as autoridades portuguesas emitiram um mandado de detenção europeu.

Em janeiro, a Guarda Civil obteve informação de uma eventual ação fraudulenta de uma pessoa de nacionalidade portuguesa que residia em Badajoz e que pretendia alterar a carta de condução, detetando “indícios de falsidade” tanto no título de condução português como no bilhete de identidade. Nesse sentido, foi solicitada a colaboração das autoridades portuguesas que constaram que os documentos apresentados não constavam nem nunca constaram na base de dados nacional. O suspeito foi detido no dia 18 de fevereiro, mas a detenção só foi divulgada pela Guarda Civil espanhola esta sexta-feira.

O suspeito será presente a um juiz de instrução criminal em Badajoz por falsificação de documentos. A extradição para Portugal, para o cumprimento da pena que não cumpriu, será avaliada posteriormente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR