A agência de ‘rating’ Moody’s alterou as perspetivas da dívida soberana grega de positiva para estável, porque o programa de reformas implementadas no país está a ser considerado eficaz.

Em comunicado, a agência observou que as reformas implementadas estão a começar a dar frutos “havendo poucos riscos” de serem revertidas, se o acompanhamento rigoroso por parte das instituições de crédito for mantido.

Além disso, sublinhou a Moody’s, a evolução orçamental está a ser “sólida” e parece que vai continuar assim devido às reformas “estruturais”.

A Moody’s considerou ainda que a sustentabilidade da dívida pública melhorou no médio prazo graças ao pacote de medidas de alívio aprovadas em junho do ano passado.

O Estado recuperou com sucesso o financiamento nos mercados, devido às reservas estáveis da sua tesouraria e devido “ao forte apoio dos credores”.

O rendimento dos títulos gregos a dez anos caíram sexta-feira para o seu nível mais baixo dos últimos 13 anos para 3.645%, enquanto o prémio de risco em relação aos títulos alemães situou-se em 345 pontos base, o valor mais baixo desde 02 abril de 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR