Pesca

Japão concede ajuda financeira a São Tomé e Príncipe de 1,6 milhões de euros

109

Governo japonês concedeu a São Tomé e Príncipe uma ajuda financeira não reembolsável para o desenvolvimento do setor das pescas. Valor permitirá comprar embarcações a motor e material de pesca.

FAROOQ KHAN/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O Governo japonês concedeu este domingo a São Tomé e Príncipe uma ajuda financeira não reembolsável de 1,6 milhões de euros para o desenvolvimento do setor das pescas, disse o embaixador nipónico no país, Masaaki Sato.

O diplomata japonês que reside em Libreville e a ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, assinaram este domingo, na capital são-tomense, um acordo nesse domínio. “Essa ajuda representa um montante de cerca de 1,6 milhões de euros atribuída pelo Japão com vista à compra de produtos e serviços necessários ao setor da pesca”, disse Masaaki Sato, sublinhando que o valor permitirá a aquisição de embarcações de motor fora de bordo e materiais de pesca para os pescadores artesanais.

“O Japão tem uma larga experiência ligada às atividades da pesca e, persuadido pelo facto de o peixe contribuir bastante para a melhoria da segurança alimentar de São Tomé e Príncipe e para a saúde nutricional da sua população, manifestou o seu interesse no reforço do setor das pescas, propondo essa ajuda ao Governo”, explicou o diplomata.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, referiu, por seu lado, que esta ajuda “reveste-se de importância capital”, acreditando que a aquisição futura dos materiais de pesca permitirá “abastecer o mercado nacional e melhorar a dieta alimentar, fortalecer o setor das pescas e consequentemente o desenvolvimento económico e social” do país.

Elsa Pinto defende que as ajudas externas “não são eternas”, por isso “o destino final da ajuda externa deve estar centrado no setor produtivo para efeito multiplicador”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)