O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta segunda-feira que a cooperação com São Tomé e Príncipe tem conhecido “uma evolução muito positiva” em várias vertentes, mas o desejo “é de ir sempre mais longe”.

“A cooperação tem conhecido uma evolução muito positiva em várias vertentes, económica, financeira, social, militar e política, mas é evidente que o nosso desejo é de sempre ir mais longe, fazendo melhor”, disse Marcelo Rebelo de Sousa que efetua hoje uma visita de algumas horas a São Tomé, de onde parte nas primeiras horas de terça-feira para Luanda.

O chefe de Estado português, que falava aos jornalistas no aeroporto momentos depois da sua chegada, sublinhou que a dinâmica da cooperação entre São Tomé e Lisboa “é uma realidade que não tem a ver sequer com quem é, em cada momento, responsável dos vários órgãos do poder político”. “Tem a ver com uma fraternidade entre povos”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa, referindo que esta sua estadia na capital são-tomense é a terceira nos últimos 12 meses.

“Para ser rigoroso é a terceira. Vim aqui em visita de Estado, depois passei aqui para ir visitar as Forças Nacionais Destacadas na República Centro-Africana, agora é a terceira visita e que sempre faço com muito prazer”, assegurou. O Presidente português considerou os são-tomenses como “um povo irmão, de um Estado irmão” e garantiu que “terá oportunidade até para programar uma quarta”, deslocação, “mais concretamente ao Príncipe”, por altura da celebração do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, no hotel onde está hospedado e durante pouco mais de meia hora discutiram a cooperação entre os dois países e, posteriormente, jantou em privado com o Presidente, Evaristo Carvalho.

“A nossa presença aqui é para testemunhar a nossa hospitalidade, os laços históricos que nos unem e dar as boas-vindas ao Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa]”, disse Jorge Bom Jesus aos jornalistas depois do encontro. “Quisemos partilhar com ele o sentimento que temos em relação ao povo português e à necessidade que temos em continuar a reforçar os laços de cooperação e de amizade que existem”, acrescentou o primeiro-ministro são-tomense.

O chefe do executivo são-tomense considerou ainda que o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter feito escala em São Tomé na visita de Estado que na terça-feira começa em Angola é “prova” da excelência do relacionamento entre os dois países, para acrescentar: “Mais do que as relações institucionais são as relações entre as pessoas, é extremamente importante”.

Questionado pela Lusa, Jorge Bom Jesus declarou que visitará Portugal este ano.

“Depois do Orçamento, estabeleceremos contactos e, certamente, isso vai acontecer e é bom que aconteça ainda este ano”, referiu o chefe do executivo, apelando ao Presidente português para “funcionar como embaixador de São Tomé e Príncipe para promover o país”.