Há três mulheres no topo da lista de candidatos  da CDU ao Parlamento Europeu. Segundo a Antena 1, uma dirigente associativa que nunca foi deputada, uma candidata do Partido Ecologista Os Verdes e uma deputada comunista são as três mulheres que integram os primeiros cinco da lista de 21.

Depois de João Ferreira, o cabeça de lista, Sandra Pereira é quem ocupa o segundo lugar. Aos 42 anos, é linguista de profissão e preside à Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. Nunca foi deputada ou manteve cargos políticos no PCP mas João Ferreira disse à Antena 1 que a sua “atividade bastante notória” é currículo suficiente para o cargo.

Logo a seguir ao atual deputado europeu, João Pimenta Lopes, surge o nome de mais uma mulher nesta lista de cinco. Trata-se de Mariana Silva, a primeira candidata do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) nas listas da CDU. Tem 36 anos, nasceu em Guimarães, é professora e membro do conselho nacional e da comissão executiva do PEV.

Segue-se no quinto lugar outra mulher, Diana Ferreira, que já tem assento no parlamento português no lugar dos comunistas. Os restantes 16 candidatos de uma lista de 21 ainda não são conhecidos.

5 fotos

João Ferreira diz que todos estes candidatos conhecem a realidade portuguesa e que não se vão limitar a ser uma “caixa de ressonância de quem manda na União Europeia”. A apresentação da lista com todos os candidatos será feita a 15 de Março, no Hotel Corinthia, em Lisboa.

(Artigo atualizado às 13h40 com fotos oficiais e data da apresentação da lista total)