Rádio Observador

Papa Francisco

Papa Francisco agradeceu a criança de 12 anos, mas não disse se aceitava o desafio de ser vegan durante a Quaresma

Genesis Butler desafiou o Papa Francisco a ser vegan durante a Quaresma. O líder da Igreja respondeu e agradeceu a preocupação. Agora, a criança convidou-o para partilhar uma refeição.

AFP/Getty Images

O pedido tinha sido feito em fevereiro por uma criança norte-americana de 12 anos que ficou conhecida por se tornar vegan aos seis anos e por ser a oradora mais jovem de sempre a dar uma TED Talk. “Peço-lhe que se junte a mim e se abstenha de todos os produtos de origem animal durante a Quaresma [os quarenta dias que antecedem a Páscoa] e que apoie a campanha Million Dollar Vegan”, escreveu Genesis Butler ao Papa Francisco. Um mês depois, o líder da Igreja Católica respondeu à adolescente, agradeceu a preocupação, mas não referiu se aceitava ou não o desafio.

A Sua Santidade, o Papa Francisco, recebeu a sua carta e pediu-me que lhe agradecesse. Ele valoriza as preocupações acerca do cuidado com o mundo, a nossa Casa Comum, que a levaram a escrever-lhe”, lê-se na carta, que foi assinada pelo assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Monsenhor Paolo Borgia.

Uma vez que a Quaresma começou esta quarta-feira, haverá pouca probabilidade de Francisco aceitar o desafio e, por isso, há um novo pedido: agora, Genesis Butler convida o Papa a fazer uma refeição vegan consigo em qualquer momento dos quarenta dias antes da Páscoa.

Genesis começou por ser vegetariana aos quatro anos de idade, quando estava a jantar com a mãe em casa e percebeu que os nuggets que adorava e estava a comer eram feitos de frango. Dois anos depois tornou-se vegan, ou seja, deixou de comer qualquer alimento de origem animal. Como a maior parte da sua família, a criança é católica e olha para o Papa Francisco como alguém que “tem o poder de influenciar as pessoas em todo o mundo com a sua decisão”.

Em fevereiro, a criança esteve no Vaticano e reuniu com o padre Paweł Ptasznik, que entregou a sua carta ao Papa Francisco. Nessa carta, Genesis desafiava o Papa a juntar-se à campanha Million Dollar Vegan, onde, caso aceitasse o desafio, a Blue Horizon International Foundation doaria um milhão de dólares (cerca de 877 mil euros) a uma instituição de solidariedade social à escolha do líder da Igreja Católica.

Em Fevereiro, Genesis Butler esteve no Vaticano e entregou uma carta para o Papa Francisco. O líder da Igreja Católica respondeu à criança no dia 22 de fevereiro.

Agora que recebeu uma resposta, Genesis Butler agradeceu o contacto e gravou uma mensagem de vídeo com o novo pedido. “Vossa Santidade, sinto-me verdadeira e humildemente agradecida pelo seu reconhecimento do meu pedido de celebrar uma Quaresma vegana. Muito obrigada pela sua bênção e por me manter nos seus pensamentos e orações. É mais importante para mim do que consigo expressar em palavras”, começou por dizer na mensagem.

Vossa Santidade, se não for pedir muito, posso pedir humildemente uma oportunidade para me sentar e compartilhar consigo uma refeição vegana, em qualquer momento da Quaresma? Será uma enorme honra para mim e para todos na comunidade vegana ter uma audiência com a Vossa Santidade e receber as suas bênçãos em pessoa”, acrescentou Genesis Butler no vídeo enviado ao Papa Francisco.

A campanha Million Dollar Vegan está presente em 15 países e conta com Rita Parente e André Nogueira como embaixadores em Portugal. O objetivo deste projeto é encorajar as pessoas a juntarem-se “aos cristãos ortodoxos na prática à base de plantas durante a Quaresma”, refere a organização em comunicado.

“Estamos verdadeiramente gratos pelo facto de o Papa Francisco ter tido tempo para responder à questão da Genesis, mas estamos agora a pedir educadamente que a Sua Santidade tome medidas para abordar as questões das alterações climáticas, perda de biodiversidade, extinção de espécies, sofrimento animal e fome no mundo – todas ligadas à pecuária – ao encontrar-se com Genesis e ao celebrar uma Quaresma vegana”, referiu Matthew Glover, presidente da Million Dollar Vegan, citado em comunicado.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cpeixoto@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)