Internet

“Atualizem o Chrome, tipo neste minuto”, alerta responsável de segurança da Google

O alerta é feito por Justin Schuh, responsável de segurança do browser Google Chrome, que diz que só no início de março uma "falha grave", que pode ter sido aproveitada por hackers, foi resolvida.

O Google Chrome é o browser de internet mais utilizado no mundo, precedido pelo Mozilla Firefox e pelo Microsoft Edge

Google Chrome

A Google avisou os utilizadores dos sistemas operativos Windows e do OSX que o browser gratuito da empresa, o Chrome tem um erro que pode ter sido aproveitado por hackers, avançou o Telegraph. Justin Schuh, responsável de segurança do Chrome, escreveu no Twitter que a solução já foi inserida a 1 de março no último update, mas é preciso “atualizar o Chrome… tipo, neste minuto”.

Por norma, o Google Chrome tem as atualizações automáticas ativadas. Contudo, para garantir que o programa está atualizado, basta ir às definições (os três pontinhos no topo superior direito da janela), carregar em “ajuda”, depois em “acerca do Chrome”. Nesse separador que é aberto, o sistema informa se está ou não atualizado. Se estiver, o browser já está protegido. Se não for o caso, atualize.

Segundo a empresa, o erro informático encontrado permitia que aplicações da web acedessem à memória do computador e pudessem instalar programas. Este bug foi encontrado no FileReader, um programa que é utilizado para estas apps lerem ficheiros no PC.

Atualmente, o Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo, depois de ter destronado o Internet Explorer (agora apelidado de Microsoft Edge). O principal concorrente é o Firefox, da Mozilla. A líder deste último, Mitchell Baker, criticou o Chrome em novembro, na Web Summit: “O objetivo não era levar toda a gente para o Google Chrome e mantê-los lá. Mas isso mudou”, disse.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Inovação

Dados, o novo ouro dos tolos

Miguel de Castro Neto
121

Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)