A Presidência da República do Brasil emitiu esta quarta-feira um comunicado sobre o polémico vídeo publicado na rede social Twitter pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmando que as imagens em causa violam os “valores familiares e as tradições culturais”.

“A respeito da publicação realizada na conta pessoal do Presidente da República, convém esclarecer que no vídeo (…) há cenas que escandalizaram, não só o próprio Presidente, bem como grande parte da sociedade. São um crime, tipificado na legislação brasileira, que violam os valores familiares e as tradições culturais do carnaval”, declarou o Palácio do Planalto no comunicado.

A nota diz ainda que “não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito carnavalesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular”, concluiu.

Jair Bolsonaro publicou esta quarta-feira um vídeo com imagens de cariz sexual, com o qual critica o público que participou do Carnaval. “Não me sinto confortável mostrando isso, mas temos que expor a verdade (sobre o Carnaval) para que a população tenha conhecimento e decida suas prioridades”, escreveu Jair Bolsonaro, na legenda do vídeo que publicou na sua conta no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bolsonaro publica vídeo obsceno no Twitter e critica excessos no Carnaval

Bolsonaro, alvo de críticas satíricas no Carnaval, provocou uma intensa controvérsia no Brasil por publicar este vídeo, de caráter obsceno e não adequado para todos os públicos.

“Muitos desfiles de rua do Carnaval brasileiro tornaram-se o que você vê”, continuou o Presidente brasileiro na legenda do vídeo, que agora aparece com restrição para os utilizadores.

O autor do vídeo não é conhecido, mas informações do jornal Folha de S.Paulo indicam que as imagens terão sido recolhidas num bloco de rua da cidade de São Paulo, na segunda-feira.

Bolsonaro declarou-se um fervoroso defensor da família tradicional brasileira durante a sua campanha eleitoral e tem forte relações, conhecidas publicamente, com as igrejas evangélicas.

As imagens, interpretadas como uma crítica à festa favorita dos brasileiros, foram visadas por vários utilizadores, que passaram a utilizar a hashtag “Impeachment Bolsonaro” (“Destituição de Bolsonaro”) que estava a liderar os tópicos mais comentados do Twitter na manhã desta quarta-feira.

Bolsonaro chegou a pedir no Twitter que os seus seguidores explicassem o que significa a expressão “golden shower”, uma prática sexual que se reflete no mesmo vídeo.