Startups

Bebidas espirituosas chegam à Seedrs. Icon-Key quer 1 milhão de euros em crowdfunding

A empresa portuguesa de bebidas espirituosas premium pretende captar um milhão de euros, em troca de 8% do capital, para reforçar a internacionalização e lançar mais oito marcas.

A Ion-Key conta com um portefólio de sete marcas portuguesas de cerveja e bebidas espirituosas, como gin

Getty Images/iStockphoto

A Icon-Key, empresa portuguesa de bebidas espirituosas premium, pretende captar um milhão de euros, em troca de 8% do capital, através da plataforma luso-britânica de crowdfunding Seedrs. A campanha vai servir para reforçar a internacionalização da empresa — que foi recentemente distinguida pelo Financial Times como uma das que teve um crescimento mais rápido na Europa — e lançar novas marcas.

A campanha que arranca esta sexta-feira avalia a Icon-Key em 12,5 milhões de euros. Presente em 24 mercados, a empresa quer chegar aos 51 até 2023 e lançar mais oito marcas até 2020, aumentando o peso das exportações de 29% para 50% do valor total das vendas.

A nossa ambição é criar, lançar e projetar mundialmente marcas de bebidas portuguesas, com estatuto de produtos de grande qualidade. Somos construtores de marcas e queremos oferecer aos consumidores de todo o mundo a experiência de saborear bebidas espirituosas e cervejas artesanais, com sabor e alma portugueses”, afirma o sócio Bruno Amaral, em comunicado.

A campanha arranca no dia em que o Financial Times revela o ranking das mil empresas com o crescimento mais rápido na Europa, entre 2014 e 2017. A Icon-Key surge na 450ª posição. Com 15 colaboradores e uma faturação consolidada de 4,4 milhões de euros em 2018, atualmente, a Icon-Key exporta 29% do que produz.

Desde 2008 que Daniel Correia aposta neste setor, mas só em 2014 é que Bruno Amaral se juntou para criarem uma empresa orientada para a criação, produção e comercialização de bebidas espirituosas premium. Atualmente, conta com um portefólio de sete marcas portuguesas de cerveja e bebidas espirituosas: Gin Sharish, Gin 13, Rum da Madeira William Hinton, Cerveja Artesanal Maldita, Aguardente de Medronho MAD, Ginja d’Óbidos Mariquinhas e a Aguardente da Lourinhã Louriana.

A Seedrs é uma das principais plataformas de crowdfunding no mundo e foi a primeira, a nível mundial, a ter a sua atividade autorizada e regulada pela Financial Conduct Authority no Reino Unido. Também recebeu autorização da entidade supervisora britânica para operar em qualquer país da União Europeia. Permite que indivíduos e instituições invistam a quantidade que desejarem em diferentes empresas.

Com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amesterdão e em Berlim, a Seedrs ajudou a financiar, desde o arranque da atividade, em julho de 2012, mais de 630 negócios num montante total que se aproxima de 400 milhões de euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)