Futebol

Claudio Ranieri é o novo treinador da Roma. Francesco Totti ligou ao treinador que já aterrou em Itália

Depois de Di Francesco ser afastado após a derrota com o FC Porto, Claudio Ranieri foi o escolhido para liderar a equipa romana. Italiano regressa a Roma passados oito anos.

Claudio Ranieri está de volta ao futebol italiano e à Roma. Fonte: Twitter

Twitter

A derrota e consequente eliminação da Liga dos Campeões frente ao FC Porto ditou o fim da linha para o treinador da Roma, Di Francesco. Para além do técnico, também Monchi, diretor desportivo, foi dispensado. O dirigente esteve 15 anos no Sevilha e foi responsável pela descoberta de jogadores como Sérgio Ramos e um dos protagonistas das duas Liga Europa conquistadas pelos sevilhanos. Foi apresentado em Roma para preparar a era pós-Totti, mas depois de menos de dois anos, o projeto ruiu. Afinal Francesco Totti continua bem presente no clube e na gestão do mesmo. O antigo capitão terá sido agora fundamental no processo de escolha do novo treinador. A Roma prepara-se para apresentar uma “velha raposa”: Claudio Ranieri já foi apresentado e fica encarregue dos destinos do clube até ao final desta época.

De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Totti terá passado largas horas à conversa com Claudio Ranieri na noite desta quinta-feira. Para o antigo número 10, o treinador de 67 anos “é a melhor solução” para os destinos dos romanos, mais uma vez. E com Totti estará também Danielle de Rossi, atual capitão do clube. As duas lendas estão em sintomia e querem reencontrar-se com Ranieri.

Esta será a segunda passagem de Ranieri pela Roma onde esteve por duas épocas, de 2009 a 2011. Na primeira, o clube ficou em segundo lugar do campeonato e quase conquistou a Taça de Itália – perdeu com o Inter na final, por 1-0. A época seguinte – 2010/2011 – não correu tão bem: os romanos apenas conseguiram um sexto lugar no campeonato e chegaram aos “oitavos” na Liga dos Campeões. Depois o treinador acabou por ser dispensado.

Claudio Ranieri e Francesco Totti coabitaram em Roma durante duas temporadas. Foto: Getty Images

Claudio Ranieri, que chegou a ser trunfo de campanha de Pedro Madeira Rodrigues para o Sporting, tem um largo currículo e orientou clubes como o Nápoles, a Fiorentina, o Valência, o Chelsea e a Juventus. O ponto alto da sua carreira aconteceu na época 2015/2016, aquando da inédita conquista do campeonato inglês pelo Leicester City, feito que o técnico muito dificilmente superará. Os romanos não são campeões desde 2001 e o objetivo por agora será assegurar a participação na Champions League do próximo ano. Os romanos estão em quinto lugar, a três pontos do quarto, última vaga de acesso à prova milionária.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)