Eleições Presidenciais

Socialistas admitem cenário de apoiar eventual recandidatura de Marcelo

1.162

O apoio a eventual recandidatura do Presidente da República é um dos cenários admitidos no PS, conta o Público. Dizem que é prematuro, mas dirigentes fazem avaliação positiva do mandato de Marcelo.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O apoio a uma eventual recandidatura do Presidente da República a um novo mandato é um dos cenários que estão a ser equacionados dentro do PS para as próximas presidenciais, de acordo com o jornal Público. Apesar de ainda faltarem dois anos e de ser ainda muito prematuro escolher um caminho, tanto mais que Marcelo ainda não assumiu que irá ser novamente candidato, o tema já está a ser discutido dentro do partido.

Segundo o Público, são três os cenários em análise: uma candidatura própria, liberdade de voto ou apoiar o atual Presidente, mas se a decisão fosse hoje, a última hipótese teria mais força, a avaliar pelas personalidades socialistas ouvidas e que destacam a avaliação positiva que fazem do desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa.

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e que foi número dois de Costa nesta autarquia, começa por ressalvar que ainda não é o tempo de os partidos assumirem apoios quando ainda não há candidatos. “Mas, para mim, é claro que o Presidente da República, em todas as questões fundamentais, tem tido uma atuação muito positiva para o país.”

Outro “número dois” da Câmara de Lisboa e que agora foi chamado ao Executivo, Duarte Cordeiro também afirma ao Público que faz uma apreciação “muito positiva do mandato do Presidente da República”, assinalando contudo que é prematuro avaliar um possível apoio. Esta foi aliás a posição defendida por António Costa na última entrevista à SIC onde sublinhou que não existe ainda qualquer candidato às presidenciais de 2020.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: asuspiro@observador.pt
Eleições Europeias

Another brick in the wall?

Maria Castello Branco

Como todos os que desfrutaram da liberdade de circulação e do Erasmus bem sabem, a Europa é o pluralismo de nações, mas ela está demasiado centralizada e burocrática para que a diversidade seja ouvida

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)