Angela Merkel

Angela Merkel defende lugar único europeu na ONU

Com a defesa da criação de um lugar único europeu na ONU, Angela Merkel vai de encontro às propostas de reforma da UE divulgadas no fim de semana pela líder do partido alemão CDU.

Creio que é um conceito muito bom para o futuro", indicou Angela Merkel, em Berlim

HAYOUNG JEON/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu esta segunda-feira um lugar único europeu no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), mostrando apoio às propostas para a Europa da líder do seu partido.

“Creio que é um conceito muito bom para o futuro”, indicou Angela Merkel, em Berlim, sobre as propostas de reforma da União Europeia (UE) divulgadas no fim de semana pela líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), Annegret Kramp- Karrenbauer.

Entre as propostas, que se destinam a responder às ideias para a Europa recentemente apresentadas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, está a criação de um lugar europeu no Conselho de Segurança da ONU. Angela Merkel salientou que esse lugar deve ter vocação “para reunir as vozes europeias no Conselho de Segurança da ONU” e assim fazer desaparecer o lugar que a França tem disponível para si desde o final da Segunda Guerra Mundial.

“O facto de a França ser cética sobre um lugar europeu na ONU é conhecido”, referiu Merkel em conferência de imprensa com o seu homólogo letão. Este assunto não é o único potencialmente conflituoso com a França no programa para a Europa da nova líder do CDU.

Annegret Kramp- Karrenbauer pediu que o Parlamento Europeu passe a ter sede apenas em Bruxelas, na Bélgica, deixando também de se reunir em Estrasburgo, na França, como acontece atualmente. A líder do CDU também se opõe à ideia de um salário mínimo europeu.

Emmanuel Macron propôs a criação de um “escudo social” para os europeus e evocou neste contexto “a mesma remuneração para o mesmo trabalho e um salário mínimo europeu, adaptado a cada país”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)