“É uma decisão provisória e em breve irá dar início a ação principal, à qual caberá recurso, pelo que este assunto vai arrastar-se por muito tempo. Apesar de ser uma decisão injusta, vamos cumpri-la e estamos a falar com o nosso fornecedor de equipamentos. Com toda a certeza já jogaremos frente ao Benfica, na segunda-feira, sem a cruz de Cristo nas camisolas”, tinha referido Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD, na passada quinta-feira, quando foi conhecida a decisão que proibia que a equipa dos azuis utilizasse o habitual símbolo. Esta noite, o novo emblema foi revelado, numa mistura gráfica entre a Torre de Belém e o “B”, de Belenenses. Mais do que o que estava ao peito, o líder da sociedade mostrou-se satisfeito com o resultado na Luz.

O novo símbolo apagou a história escrita pelos velhos do Restelo (a crónica do Benfica-Belenenses SAD)

“Fiquei muito feliz. É verdade que o Benfica chegou ao 2-0 muito depressa, mas conseguimos empatar e depois do 2-2 ainda pensei pudéssemos ganhar o jogo numa jogada de contra-ataque. Foi uma exibição categórica, excecional, personalizada, de uma equipa a dois pontos de disputar a Liga Europa. Assisti ao Sp. Braga-V. Guimarães, vi a grande equipa do V. Guimarães e os seus adeptos, e enche-me de orgulho estar a dois pontos de uma massa adepta tão dedicada. Não há dificuldade que não seja superada, isso é evidente. Que outra equipa com tantas convulsões faria na Luz o que nós fizemos? Vamos deixar os adeptos serem felizes”, começou por comentar Rui Pedro Soares após o dérbi lisboeta, citado pelo jornal O Jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No início da época, o Silas estava bem mais otimista do que eu, que pensava que podíamos fazer 40 pontos. A nove jornadas do fim, temos 37 e estamos perto de chegar à Liga Europa, onde já estivemos em 2015 e fomos à fase de grupos. As pessoas do Belenenses estão felizes e amanhã as crianças vão para escola a exibir com orgulho a camisola do Belenenses”, acrescentou, ainda a propósito da temporada e do momento que a equipa atravessa (sete pontos nos últimos três encontros).

Aproveitando a ocasião, o líder do Belenenses SAD falou ainda da estreia do novo símbolo e das relações com o clube, revelando alguns pormenores das dificuldades que a equipa atravessou mas acreditando numa reconciliação… um dia.

“A decisão do Tribunal da Relação foi injusta e isto não será uma coisa definitiva. Vamos recuperar o símbolo que é o nosso. Mas este símbolo significa tudo o que nós somos – só esta equipa conseguia fazer isto na Luz, depois de estar a perder 2-0. O presidente do clube tem é de explicar a razão pela qual as piscinas do Restelo estão ao abandono, porque acabou com o futebol feminino e porque o Bingo, que era o melhor do país, não dá lucro há dois anos. O Restelo não pode ser local de um projeto imobiliário, mas sim um local onde os jovens possam praticar desporto”, atirou.

Tribunal da Relação confirma que Belenenses SAD não pode usar emblema nas camisolas

“Um dia isso, não sei quando, isso [a reconciliação com o clube] vai acontecer. Somos o mesmo. Quero mencionar o trabalho de todo o staff. Durante oito meses tivemos de usar uma lavandaria que se pagava com moedas. Há aqui heróis que trataram disso nessas condições durante oito meses e nunca ouvi um lamento ou queixume. Tenho muita pena que uma minoria esteja a impedir os belenenses todos de serem felizes. É tempo da grande maioria silenciosa fazer alguma coisa e resolver este problema que realmente não faz sentido nenhum. O presidente do clube não pode falar sobre as piscinas, pois são uma vergonha, um buraco a céu aberto. Não pode falar do futebol feminino, pois acabou. Tem é de responder pelo Bingo, que não dá um tostão e era historicamente o que mais dinheiro dava no país. Tem de responder por isso. O futebol português já teve aventureiros e todos sabem o que lhes aconteceu, a eles e aos clubes”, concluiu Rui Pedro Soares.