Vinho

Vinhos do Dão em destaque em importante concurso internacional

575

Um vinho do Dão levou para casa o galardão máximo, outros dois foram distinguidos com medalhas de ouro. Ao todo, 16 rótulos portugueses constam nas listas do Concurso Internacional de Vinhos Bacchus.

iStockphoto/mythja

Os resultados da XVII edição do Concurso Internacional de Vinhos Bacchus, reconhecido por várias entidades internacionais (incluindo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho), foram anunciados na quarta-feira, dia 13, e ainda estão fresquinhos. O concurso que distribui três medalhas — a “Grand Bacchus de Oro”, a “Bacchus de Oro” e “Bacchus de Plata” — premiou, ao todo, 16 vinhos portugueses que, agora, figuram nas honrosas listas.

Dos 16 vinhos listados apenas um recebeu a grande medalha de outro, três foram premiados com a medalha de ouro e outros 12 com a de prata. Em grande destaque está a região do Dão: o Casa de Santar Reserva branco, colheita de 2016, venceu na primeira categoria e custa sensivelmente 10 euros. Já na segunda categoria estão outros dois rótulos desta região: Cabriz Reserva 2018 e o Quinta do Cerrado Reserva 2016 tinto, além do Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2016 dos Vinhos Verdes.

Os restantes premiados são:

  • Marquês de Marialva Colheita Selecionada 2018, da Bairrada;
  • Marquês de Marialva – Rerserva dos Sócios, da Bairrada;
  • Espumante Raríssimo, da Bairrada;
  • Maria João Reserva 2012, do Dão;
  • Maria João Tinto Private Collection 2010, do Dão;
  • Camolas Mocastel de Setúbal 2016;
  • Pluma rosé 2018;
  • Portas da Luz 2018 tinto;
  • CSL Merlot 2016;
  • Tesouro da Sé, Private Collection 2015;
  • Alvarinho Deu-La-Deu 2017, dos Vinhos Verdes;
  • Casa de Canhotos 2018, dos Vinhos Verdes.

Ao longo de quatro dias de provas cegas em Madrid, entre 8 e 11 de março, foram avaliados 1.500 vinhos de todo o mundo por um painel de mais de 100 especialistas — dos jornalistas da área a produtores e Master of Wine e importantes sommeliers.

Em 2019, e pela primeira vez na história do concurso que faz de Madrid a capital do vinho durante quatro dias, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira foi representado no júri do concurso através da participação de um dos seus técnicos. Segundo o jornal El Español o critério número um de seleção foi a procura por vinhos equilibrados.

A lista completa de vencedores naquele que é considerado o “principal evento mundial de vinhos em Espanha, pode ser consultada aqui.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)