Os resultados da XVII edição do Concurso Internacional de Vinhos Bacchus, reconhecido por várias entidades internacionais (incluindo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho), foram anunciados na quarta-feira, dia 13, e ainda estão fresquinhos. O concurso que distribui três medalhas — a “Grand Bacchus de Oro”, a “Bacchus de Oro” e “Bacchus de Plata” — premiou, ao todo, 16 vinhos portugueses que, agora, figuram nas honrosas listas.
Dos 16 vinhos listados apenas um recebeu a grande medalha de outro, três foram premiados com a medalha de ouro e outros 12 com a de prata. Em grande destaque está a região do Dão: o Casa de Santar Reserva branco, colheita de 2016, venceu na primeira categoria e custa sensivelmente 10 euros. Já na segunda categoria estão outros dois rótulos desta região: Cabriz Reserva 2018 e o Quinta do Cerrado Reserva 2016 tinto, além do Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2016 dos Vinhos Verdes.
Os restantes premiados são:
- Marquês de Marialva Colheita Selecionada 2018, da Bairrada;
- Marquês de Marialva – Rerserva dos Sócios, da Bairrada;
- Espumante Raríssimo, da Bairrada;
- Maria João Reserva 2012, do Dão;
- Maria João Tinto Private Collection 2010, do Dão;
- Camolas Mocastel de Setúbal 2016;
- Pluma rosé 2018;
- Portas da Luz 2018 tinto;
- CSL Merlot 2016;
- Tesouro da Sé, Private Collection 2015;
- Alvarinho Deu-La-Deu 2017, dos Vinhos Verdes;
- Casa de Canhotos 2018, dos Vinhos Verdes.
Ao longo de quatro dias de provas cegas em Madrid, entre 8 e 11 de março, foram avaliados 1.500 vinhos de todo o mundo por um painel de mais de 100 especialistas — dos jornalistas da área a produtores e Master of Wine e importantes sommeliers.
Em 2019, e pela primeira vez na história do concurso que faz de Madrid a capital do vinho durante quatro dias, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira foi representado no júri do concurso através da participação de um dos seus técnicos. Segundo o jornal El Español o critério número um de seleção foi a procura por vinhos equilibrados.
A lista completa de vencedores naquele que é considerado o “principal evento mundial de vinhos em Espanha, pode ser consultada aqui.