Tal como prometido, a Tesla desvendou nesta madrugada o crossover de entrada na sua gama. Parecendo um Model X em ponto pequeno, o Model Y tem como base o Model 3 e custará pouco mais do que a berlina eléctrica californiana, com a vantagem de oferecer uma bagageira generosa, muito espaço no habitáculo e a melhor relação preço/autonomia do mercado, entre os SUV.

A gama vai ser composta por quatro versões: Standard e Long Range com tracção traseira e um único motor; Long Range e Performance com tracção integral e dois motores. E, tal como acontece com o Model 3, a versão de entrada será a última a chegar ao mercado, na Primavera de 2021. As restantes estão programadas para o Outono do próximo ano.

A versão topo de gama é a Dual Motor Performance AWD, que anuncia 480 km de autonomia com uma única carga (estimativa da marca para o ciclo WLTP), cumpre os 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge 241 km/ de velocidade máxima. A versão com tracção às quatro rodas Long Range tem um desempenho ligeiramente inferior (velocidade máxima de 217 km/h e 100 km/h após arranque parado ao fim de 5,1 segundos), mas em contrapartida vê a autonomia crescer até aos 505 km. O melhor alcance, contudo, é reclamado por esta mesma versão, mas apenas com tracção traseira. Neste caso, uma carga permite percorrer até 540 km, os 100 km/h chegam ao fim de 5,8 segundos, com o velocímetro a parar nos 209 km/h. O Y menos oneroso é proposto nos EUA por valores a partir de 39 mil dólares (34.444€) e anuncia 390 km de autonomia em WLTP, cumprindo os 100 km/h em 6,3 segundos, para depois atingir 193 km/h de velocidade de ponta.

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Se o mercado português seguir as pisadas do que está previsto para Espanha, então o Y vai começar a chegar aos clientes no início de 2021, ou seja, depois de começar a satisfazer as reservas no mercado doméstico, que já abriram e exigem um depósito de 2.500 dólares. Aqui ao lado, os preços do Long Range mais acessível iniciam-se nos 56.000€, com tracção integral sobem para os 61.000€, com o Performance a exigir em troca 69.000€. Comparando estes valores com que os que são praticados também em Espanha para o Model 3, nas versões que já estão à venda, temos que o Model Y Long Range AWD custa mais 5.000€ que o Model 3 equivalente, sendo a diferença inferior no Performance (2.100€). Se por cá for respeitada esta diferenciação de preços, é de esperar que a versão mais cara do crossover americano seja comercializada por valores na ordem dos 70.000€, pois o 3 equivalente custa 68.000€ em Portugal. O Long Range com dois motores orçará em 61.900€, partindo do pressuposto que atrás mencionámos. E se estes valores se vierem a confirmar, então o Model Y mais caro vai ser mais barato que a versão mais acessível do I-Pace, que é comercializada entre nós por 80.417€.

Embora mais pequeno que o Model X (as medidas não foram divulgadas), o Model Y surpreende por também ele oferecer até sete lugares (opcional), se for essa a vontade do cliente. E nos Estados Unidos, por exemplo, esta característica tem atraído um número crescente de compradores, com 60% a preferirem adquirir um modelo com três filas de bancos. Rebatidos os bancos da segunda e terceira filas, a capacidade máxima da bagageira cifra-se em 1.869 litros. A Tesla não divulgou qual a volumetria da mala com os assentos na posição normal.

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Generoso em altura, o habitáculo acolhe sem problemas ocupantes de maior estatura e brinda-os com um ambiente minimalista, seguindo as pisadas do Model 3. Tal como na berlina, o crossover exibe ao centro um ecrã central de 15 polegadas, a partir do qual se controlam todas as funcionalidades do veículo.

Em termos de assistência à condução, o Y equipado com Autopilot conta 12 câmaras, outros tantos sensores ultra-sónicos e um radar à frente, que servem de base a um nível 2 de condução autónoma. Ou seja, o eléctrico facilita a vida do condutor combinando o cruise control adaptativo com o assistente de manutenção na faixa de rodagem e a detecção de obstáculos com travagem de emergência. Segundo a marca, o Y pode subir um grau na autonomia, isto é, passar a nível 3, sem que seja necessário hardware adicional.

Quanto ao carregamento, o crossover da Tesla é compatível com a rede de superchargers de terceira geração (V3), que permite fornecer 250 kW. Nestas condições, bastam cinco minutos para que um Model 3 Long Range receba energia para percorrer 121 km.

A apresentação previa a oportunidade de dar uma volta no Model Y e quem andou tratou de registar o momento, como pode ver nos vídeos abaixo.