O PSD está disponível a juntar-se ao PS para alterar a lei que proíbe as entidades públicas de fazerem publicidade institucional durante o período de pré-campanha ou campanha de qualquer eleição, segundo avança o Jornal de Notícias (sem link). Uma nota informativa a alertar para esta disposição na lei levou a uma guerra entre autarcas e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), pois consideram que não faz sentido não fazerem publicidade institucional (o que pode incluir, por exemplo, o anúncio de obras) antes de eleições europeias como acontece neste momento.

O PS já tem um projeto concluído sobre essa matéria e o líder parlamentar, Carlos César, diz que o mesmo está pronto para apresentar aos outros partidos. O PSD, tal como Bloco e PCP, tinha-se manifestado contra alterações na lei em vésperas de Europeias, mas o líder parlamentar social-democrata faz esta sexta-feira declarações ao Jornal de Notícias em sentido contrário. Fernando Negrão, citado pelo diário, diz que “tudo o que seja para esclarecer o espírito da lei é positivo.” O presidente da bancada do PSD junta-se ao PS nas críticas à CNE ao dizer que a comissão “devia ter tido uma posição muito mais clara.”

CNE. Autarcas atacam “lei da rolha”, Costa só se guia pela lei eleitoral

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da maior autarquia do país, Fernando Medina, foi dos que protestou com mais estrondo. O líder da câmara municipal de Lisboa considerou que a interpretação que a CNE faz da lei é uma “aberração” que representa uma “menorização grotesca dos cidadãos”. Medina pediu ainda ao Parlamento que agisse perante esta situação.

Esta quinta-feira, António Costa também comentou o assunto para dizer que não se sente mal com a nota da Comissão Nacional de Eleições, porque não fez “qualquer confusão sobre o que é publicidade institucional.”

Costa nega ter ficado incomodado com nota da CNE sobre publicidade institucional