Rádio Observador

Terrorismo

Ataque em Utrecht. Carta encontrada em carro de suspeito sugere motivação terrorista

205

Há 3 pessoas identificadas, mas a carta apareceu no carro do principal suspeito do ataque ao elétrico. Nascido na Turquia, muçulmano, acumula nove processos judiciais por crimes de violação ou roubo.

AFP/Getty Images

Uma carta encontrada no carro do principal suspeito do ataque de Utrecht, Gökmen Tanis, está a levantar grandes possibilidades de que a motivação tenha sido terrorismo religioso, diz um comunicado conjunto entre o Ministério Público holandês e a polícia. Porém, e segundo a mesma fonte, outras hipóteses mantêm-se ainda válidas e sob investigação para ação do homem que matou três pessoas e feriu outras nove na segunda-feira: “Neste momento, a motivação terrorista está a ser levada seriamente em conta”, diz o comunicado.

O conteúdo da carta não foi revelado, mas apresentará indícios da ligação de Tanis às suas motivações para ter disparado sobre dez pessoas. Segundo a investigação das autoridades holandesas, o autor dos ataques não terá qualquer relação com os mortos e feridos resultantes do ato, contrariamente ao que chegou a ser avançado na terça-feira. No dia do atentado, as autoridades afirmaram a possibilidade de o ataque ter uma motivação terrorista, não descartando outros motivos, como uma disputa familiar ou uma relação amorosa.

O principal suspeito, Gökmen Tanis, tem origem turca e 37 anos. Foi detido na segunda-feira depois de oito horas de caça ao homem. Acumula nove processos judiciais que passam por crimes como um roubo a uma loja de bicicletas, ataques à autoridade, uma suposta violação e maus-tratos da namorada.

Para além da carta, uma arma de fogo foi apreendida durante a detenção. Tanis não foi o único detido: dois outros homens, irmãos de 23 e 27 anos, estão sob custódia. Segundo a lei holandesa, Tanis terá de ser apresentado perante um juiz até esta quinta-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)