Os líderes da União Europeia (UE), reunidos esta sexta-feira em Bruxelas, deram aval à nomeação do irlandês Philip Lane para a Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), cargo que tem uma duração de oito anos.

Em comunicado divulgado após o final do Conselho Europeu de primavera, que decorreu entre quinta e sexta-feira em Bruxelas, lê-se que os líderes da UE “nomearam Philip R. Lane como membro da Comissão Executiva do BCE por um período não renovável de oito anos”, com efeitos a partir de 1 de junho.

O objetivo é substituir no cargo o anterior membro da Comissão Executiva do BCE Peter Praet, cujo mandato termina no dia 31 de maio.

O Conselho do BCE é o principal órgão de decisão do banco central, sendo composto por seis membros da Comissão Executiva e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos países da área do euro.

A nomeação desta sexta-feira vem no seguimento de pareceres do Conselho do BCE e do Parlamento Europeu.

Philip Lane, governador do Banco Central da Irlanda, era o único candidato à Comissão Executiva do BCE. Em 11 de fevereiro, o Eurogrupo apoiou esta nomeação por unanimidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR