Seleção Nacional

Portugal, com Ronaldo de regresso, inicia defesa do título europeu

Portugal defronta esta sexta-feira pelas 19h45 a Ucrânia, no Estádio da Luz, no primeiro jogo para o apuramento do Euro2020. Nesta partida poder-se-ão estrear João Félix, Diogo Jota e Dyego Sousa.

Gonçalo Guedes, com uma gripe, é baixa praticamente certa na seleção portuguesa, enquanto Bruno Fernandes, que foi inicialmente convocado, abandonou mesmo o estágio devido a lesão

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Portugal inicia esta sexta-feira a defesa do título europeu de futebol, com a receção à Ucrânia, no arranque do grupo B de apuramento para o Euro2020, com Cristiano Ronaldo a regressar à seleção nacional, nove meses depois.

No Estádio da Luz, em Lisboa, Ronaldo vai voltar a vestir a camisola das ‘quinas’, algo que não faz desde 30 de junho de 2018, quando Portugal foi derrotado pelo Uruguai (2-1), em Sochi, nos oitavos de final do Campeonato do Mundo, que decorreu na Rússia.

Gonçalo Guedes, com uma gripe, é baixa praticamente certa na seleção portuguesa, enquanto Bruno Fernandes, que foi inicialmente convocado, abandonou mesmo o estágio devido a lesão.

Ao contrário do que era esperado, Danilo afinal não está suspenso e poderá ser aposta do selecionador Fernando Santos. O médio do FC Porto foi expulso no último jogo, na Liga das Nações, mas vai apenas cumprir castigo nas meias-finais dessa competição, em junho.

Uma das curiosidades do embate com os ucranianos serão as possíveis estreias de João Félix, Diogo Jota e Dyego Sousa, este último futebolista nascido no Brasil.

Caso seja utilizado, o avançado do Sporting de Braga irá tornar-se no sétimo jogador naturalizado a representar a seleção lusa, uma década depois de Liedson ter estado nesse papel. Nessa lista, aparecem ainda nomes como Pepe e Deco.

Portugal defrontou pela primeira vez a Ucrânia em outubro de 1996, caindo em Kiev, por 2-1, mas redimiu-se um mês depois com um triunfo por 1-0, no Porto, um resultado que, mesmo assim, foi insuficiente para garantir um lugar na fase final do Campeonato do Mundo de França. Foram os únicos embates entre as duas seleções.

O Portugal-Ucrânia tem início agendado para as 19h45 e terá arbitragem do francês Clément Turpin.

A seleção nacional vai disputar o grupo B de apuramento, que inclui ainda Sérvia, adversário na próxima segunda-feira, igualmente na Luz, Lituânia e Luxemburgo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Liberdades

O medo da liberdade /premium

Paulo Tunhas

O que esta nova esquerda busca não se reduz ao desenvolvimento de um Estado tutelar. É algo que visa a perfeita eliminação da sociedade como realidade distinta do Estado. Basta ouvir Catarina Martins.

25 de Abril

Princípio da União de Interesses

Vicente Ferreira da Silva

O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)