Volvo

Volvo quer acelerar os híbridos. Mas está difícil

102

Durante a apresentação da EVA, entre outros sistemas para diminuir as mortes ao volante, a Volvo admitiu que a procura pelos seus híbridos foi uma surpresa. E está difícil satisfazer a procura.

Na recente conferência em que a Volvo revelou as soluções a que pensa recorrer para acabar com os mortos e feridos graves aos volante dos seus carros, onde o Observador esteve presente, o CEO do construtor sueco, Hakan Samuelsson, admitiu que a procura pelos seus híbridos plug-in (PHEV) surpreendeu por completo a marca. Porém, apesar de estar a tentar resolver o problema, a Volvo está a deparar-se com dificuldades que a impede de satisfazer a oferta.

Samuelsson confessou que os clientes aderiram às vantagens dos seus PHEV de uma forma que ultrapassou mesmo as expectativas mais optimistas. Está claro que para a Volvo não é problemático produzir mais versões PHEV e menos a gasolina ou diesel, mas realidade é que os PHEV possuem uma peça cara e pesada, que escapa à tecnologia que a marca sueca domina: as baterias.

Assim que se apercebeu da vontade do público em comprar mais versões PHEV, o fabricante sueco tratou de reunir com os seus fornecedores de baterias, tentando determinar qual seria a possibilidade de satisfazer uma maior capacidade de produção. Contudo, a resposta não foi a desejada.

De momento, a venda de PHEV ronda os 15% de algumas gamas que também fornecem motores a combustão, a gasolina e diesel,  sendo que para Samuelsson seria bem-vinda uma capacidade de produção três vezes superior. Admitindo o CEO que falharam nas previsões de vendas das versões mais amigas do ambiente, e isto numa fase em que a marca ainda não tem no mercado versões 100% eléctricas.

Quem já oferece estas versões mais amigas do ambiente é a Polestar, a nova marca da Volvo, com um PHEV (o Polestar 1) com grande capacidade de acumuladores para satisfazer uma autonomia em modo eléctrico de 150 km, para o Polestar 2 ser um modelo mais pequeno e alimentado exclusivamente por bateria, concorrente do Model 3 da Tesla.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)