Os Los Angeles Clippers e os Boston Celtics apuraram-se na terça-feira para os ‘play-offs’ da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), ao vencerem em Minnesota (122-111) e Cleveland (116-106), respetivamente.

Frente aos Timberwolves, a formação californiana fixou a sua melhor sequência da temporada, com seis vitórias consecutivas, graças aos 25 pontos do extremo italiano Danilo Gallinari, e quebrou uma ausência de dois anos na fase decisiva da competição.

Com um registo de 45 triunfos e 30 derrotas, os Clippers, que nunca conquistaram o título da NBA, foram a quinta equipa da Conferência Oeste a confirmar a presença nos ‘play-offs’, depois dos bicampeões Golden State Warriors, Denver Nuggets, Portland Trail Blazers e Houston Rockets.

Registo idêntico obteve a formação de Boston, a mais laureada na história da NBA, com 17 troféus, ao interromper uma série de quatro desaires seguidos, para alcançar a 44.ª vitória na temporada regular diante dos Cavaliers, justamente o adversário que bateu os Celtics nas duas últimas finais da Conferência Este.

Jayson Tatum e Marcus Smart, com 21 pontos cada um, foram os melhores marcadores da equipa do estado de Massachusetts, que ocupa o quinto lugar, atrás dos também já apurados Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Philadelphia 76ers e Indiana Pacers.