Também conhecido por Voz 4G, o VoLTE (Voice Over LTE) foi lançado em Portugal em 2015, pela Vodafone. Esta tecnologia foi concebida para transferir voz através de uma ligação de dados 4G. Recorrendo ao VoLTE, sempre que é feita uma chamada de voz, passa a ser possível estabelecer a ligação LTE (4G), deixando de ser necessário passar de 4G para 3G e utilizar uma ligação tradicional como UMTS (3G). Este tipo de tecnologia traz benefícios não só para as chamadas de voz como também para a navegação na Internet.
As vantagens do VoLTE
Após aderir ao VoLTE, mesmo enquanto estiver a falar ao telemóvel poderá aceder à internet na rede 4G, permitindo, por exemplo, uma melhor transmissão de vídeo e imagem durante a chamada. Além disso, através da HD Voice+, uma evolução da HD Voice já existente no 3G, a qualidade da voz durante a chamada é melhor, mais límpida e sem ruídos. Isto acontece uma vez que a rede de dados 4G permite a utilização da largura de banda mais eficiente. Adicionalmente, ao evitar a passagem de 4G para 3G, a tecnologia VoLTE permite-lhe também poupar a bateria do seu equipamento.
Como é que isto o beneficia no dia-a-dia
O VoLTE permite-lhe estabelecer chamadas de maior qualidade, com maior rapidez, poupando-lhe tempo entre chamadas. Para além desta poupança de tempo no seu dia-a-dia, esta tecnologia garante que a rede 4G se mantém ao longo de toda a chamada, aumentando assim a qualidade de transmissão de imagem em videochamadas.
O que tem de fazer para aderir
Outra vantagem do VoLTE é o facto de ser um serviço gratuito, com adesão através do Serviço de Apoio a Clientes Vodafone (16912) ou numa loja da operadora. Para aderir ao serviço, deverá cumprir os seguintes requisitos:
- O seu cartão SIM deverá ser 4G (verifique se o seu cartão tem a indicação “4G Ready”);
- O seu equipamento deverá ser 4G, e ter o acesso à tecnologia 4G ativado nas opções;
- Ter um software que suporte a tecnologia VoLTE. Deverá confirmar esta informação na página do site da Vodafone.
- Ter um tarifário de voz móvel compatível (excluem-se o Vodafone OneNet e MultiSIM).
Para saber mais, “ouça” a conversa que se passa entre o Serviço de Apoio a Clientes Vodafone e um cliente interessado na tecnologia VoLTE. Esta chamada é mesmo para ser “escutada” :